Pelo menos dois PLs que tramitam na Câmara pedem que dados vacinais dos brasileiros sejam armazenados na internet, em vez dos conhecidos cartões de papel
Por Daniel Marques/ Agência Brasil 61
Todo brasileiro já passou pela situação de precisar se vacinar, mas não encontrar a caderneta de vacinação para checar quais doses estão pendentes. Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados pode acabar com essa confusão. O PL 3496/20 cria o Sistema Integrado de Vacinação e Imunização online. As doses de vacina já aplicadas, vão ficar armazenadas na internet, junto com o nome, sobrenome, número do cartão de vacinação e outros dados pessoais. O projeto é de autoria da deputada Rejane Dias (PT-PI).
A ideia é que o sistema seja mantido por meio de um convênio com estados e municípios e seja acessado pelos agentes de saúde de hospitais e clínicas de vacinação. O texto tem um teor semelhante ao do PL 468/19, do deputado Dr. Luiz Antônio Teixeira Jr. (PP-RJ), que também propõe um cartão de vacinação online. O documento será vinculado ao CPF do paciente e será acessível em todas unidades de saúde do Brasil.