Estudo foi realizado em todo o país pela Embrapa, o Sebrae e Inpe
Por Paulo Oliveira/ Agência Brasil 61
Pesquisa aponta que 84% dos produtores rurais brasileiros utilizam ao menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio na produção agrícola. O levantamento foi feito pela Embrapa, Sebrae e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e ouviu 750 agricultores, empresas e prestadores de serviços no setor, em todos os estados do país, além do Distrito Federal.
Mais de 70% dos trabalhadores ouvidos disseram que utilizam a internet para pesquisar assuntos relacionados à agricultura. As redes sociais, como o Facebook e WhatsApp, foram apontadas por 57,7% dos agricultores como importantes meios obter ou divulgar informações relacionadas à sua propriedade e até mesmo para comprar insumos ou comercializar o que produz em suas terras.
Entretanto, problemas de conectividade em áreas rurais, segundo 61,4% de quem respondeu a pesquisa, são o principal entrave para o desenvolvimento da agricultura digital. Segundo os pesquisadores das entidades que desenvolverem o levantamento, o objetivo da pesquisa é aprimorar as estratégias no setor produtivo e facilitar a implementação de políticas públicas no segmento.