Adaptado para o formato EAD e atendendo o cenário da pandemia, o curso também ganhou um módulo sobre Covid-19
O novo cenário fez com que a cooperativa nacional do Sistema Unimed adaptasse o conteúdo e o sistema de aprendizagem para o ambiente digital, tomando todos os cuidados para manter a qualidade de ensino. Enquanto presencial, o curso contemplava apenas 34 cidades. Agora, com o formato online, está disponível para todo o território nacional, basta ter acesso à internet.
Com 19 módulos, o curso tem carga horária de 81 horas, sendo 60 horas de teoria, 1 hora de cuidados com o Covid-19 e 20 horas de atividades práticas que foram cuidadosamente adaptadas para vídeos didáticos em que é possível aprender como manipular o idoso com limitações de movimento de forma segura e adequada. A grade do curso aborda temas como alimentação; incapacidade cognitiva e comunicativa; medicamentos; higiene; cuidados paliativos; primeiros socorros e sinais de alerta. Ao fim da formação, o aluno recebe um certificado de conclusão, qualificando-o para o mercado de trabalho.
“O cuidador de idosos é um profissional cada vez mais necessário, já que a população está envelhecendo depressa. Desde sua criação, o Curso de Cuidadores formou mais de 2.400 alunos. São pessoas que ganham uma oportunidade de capacitação para gerar renda à família e devolvem à sociedade atenção, cuidados, carinho e, muitas vezes, dignidade aos idosos. Estamos muito felizes com o resultado do curso totalmente online e acreditamos que esse novo formato levará conhecimento para muito mais pessoas”, afirma Alexandre Ruschi, presidente da Central Nacional Unimed.
Podem se inscrever pessoas com idade superior a 18 anos e com ensino médio completo. O curso é gratuito. As inscrições já estão disponíveis, basta acessar: http://www.