Com o reconhecimento federal, as cidades podem entrar com pedido de recursos para ações de resposta e reconstrução
A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em três municípios da Região Nordeste por conta de desastres naturais.
Na Bahia, a cidade de Catu registrou chuvas intensas e, em Pindaí, o problema é a estiagem, assim como no município cearense de Pedra Branca.
Com o reconhecimento federal, as cidades podem entrar com pedido de recursos para ações de resposta e reconstrução. Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, explica como o repasse pode ser utilizado.
“Os municípios que tiveram reconhecimento federal de situação de emergência podem fazer a solicitação de recursos para as ações de resposta, que compreendem socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais e também para as ações de recuperação. Os pedidos devem ser encaminhados via S2id, que é a principal plataforma do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil”.
O S2iD é o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.
A defesa civil nacional também reconheceu nesta quarta-feira, nove de junho, a situação de emergência em outros treze municípios de outras regiões do país.
Para saber mais sobre as ações de defesa civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.