Transição deve resultar em maior dinamismo na atuação da agência
Por: Poliana Fontenele/ Brasil61
Durante o evento e-Mineração: Evento de Negócios, na quarta-feira (16), a Agência Nacional de Mineração (ANM) anunciou que irá começar, ainda em junho, a digitalização de milhares de processos minerários. Os primeiros a serem digitalizados estão relacionados à região Norte, em especial aos estados do Pará e Amapá. Segundo especialistas do setor mineral, a transição vai resultar em maior dinamismo na atuação da agência reguladora.
Outro ponto abordado durante o evento foi a do combate às atividades ilegais de lavra. Wilson Brumer, presidente do Conselho do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), disse que tais atividades são constantemente confundidas e relacionadas à mineração em geral, mas que na verdade, mancham a imagem e propósitos do setor. A ANM concordou e defendeu o combate conjunto à mineração clandestina.
Ainda segundo Brumer, a missão do IBRAM é fazer com que a mineração seja vista pela sociedade como um segmento capaz de proporcionar grande desenvolvimento socioeconômico do país.
Foto da Capa: José Cruz/Agência Brasil
Fonte: Brasil 61