O SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA está completando, neste mês de junho, 41 (quarenta e um) anos de existência, resistência e persistência, e está com a edição de junho no ar, com 72 páginas de pura literatura. A revista, publicada pelas Edições A ILHA do Grupo Literário A ILHA, circula ininterruptamente há mais de quatro décadas e é a publicação do gênero mais perene aqui no sul do Brasil, quiçá em todo o Brasil. Mas a publicação é lida em todo o mundo.
Não comemoramos condignamente os quarenta anos do Grupo Literário A ILHA e da revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA, no ano passado, por causa da pandemia. A intenção era publicar uma antologia de prosa e poesia com o maior número possível de escritores do grupo, mas ficou inviável. E este ano também não vai dar, pois a pandemia ainda está aí e pior do que no ano passado. Então fica para o próximo ano. Mas não há pressa. Mais cedo ou mais tarde estaremos reunindo nossos escritores em mais uma coletânea.
Na nova edição do SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA, um time enorme de bons poetas e prosadores e artigos e reportagens bem interessantes sobre leitura, literatura, cultura, história, escritores e leitores. Assuntos como “Pedro Bandeira: o grande nome da Literatura Infantojuvenil”, “Grupo A ILHA: 41 Anos de Literatura”, “Desigualdade Racial na Literatura Brasileira”, “Mia Couto e a Pandemia”, “As Livrarias de Rua na Pandemia”, “Projeto O Escritor e Sua Obra” e muito poesia e informação literária e cultura. E o leitor, claro, é a parte mais importante da nossa revista. É pra ele que fazermos a revista e ele pode ler, comentar, criticar, sugerir pautas. Nosso e-mail é revisaolca@gmail.com e o leitor pode comentar também na página do Grupo Literário A ILHA no Facebook, onde o linke do e-book da revista está.
O Suplemento Literário A ILHA continuará por mais outras décadas registrando o crescimento da literatura de Santa Catarina e do Brasil, da lusofonia, enfim.