Neste episódio a ginecologista Dra. Cristina Anton dá mais detalhes sobre o assunto
Por: Brasil61
Sangramentos vaginais alterados, sangramentos durante a menopausa. Isso pode ser câncer de endométrio?
Neste episódio a Ginecologista Dra. Cristina Anton dá mais detalhes sobre o assunto.
A menstruação é um processo que acontece em mulheres em idade fértil e nada mais é do que a descamação das paredes internas do útero que saem pela vagina na forma de sangramento. Essa camada interna do útero é chamada de endométrio.
Em torno dos 50 anos, a mulher para de ter essa descamação e consequentemente para de menstruar. O nome dado a isso é menopausa. Os sangramentos que ocorrem após a menopausa não são normais e devem ser investigados pelo médico ginecologista. Felizmente, nem sempre o sangramento significa que você tem um câncer, principalmente se ele ocorrer em pequena quantidade. Mas fique atenta! Só o seu médico pode avaliar se este sangramento pode ser um problema ou não.
Fatores de risco para câncer de endométrio:
- Sobrepeso e obesidade
- Medicações: tamoxifeno, medicação usada para tratar pacientes com câncer de mama e aumenta o risco para câncer de endométrio. Outra medicação são os estrogênios usados na reposição hormonal, eles aumentam o risco quando não são usados juntamente com a progesterona naquelas mulheres com útero.
- Síndrome dos ovários policísticos não tratados.
- Genético. Mulheres com familiares com câncer de intestino e câncer de endométrio devem ficar atentas, pois podem ter um risco maior de câncer de endométrio inclusive em idades mais jovens, abaixo de 50 anos.
Estudos mostram que a chance de cura é maior que 95% se o câncer for diagnosticado no começo.
Por isso, se você começou a sangrar após a menopausa ou tem sangramentos fora do normal, não hesite em procurar seu médico de preferência um ginecologista para uma melhor avaliação.
CONTEÚDO PARA EMISSORAS DE RÁDIO: Nesta edição, você pode utilizar dois áudios sobre o tema:
- O que é, diagnóstico e prognóstico
- Fatores de risco
Para saber mais assista ao vídeo no canal do Doutor Ajuda.
Foto de Capa: Reprodução/ canal doutor ajuda