Existe um ditado polinésio que diz o seguinte: cuidado, você pode estar em cima de uma baleia, mas pescando carpas miúdas! A baleia, neste caso, sinaliza a abundância de oportunidades, recursos e alternativas necessárias criar transformações positivas. As carpas miúdas são os problemas do nosso cotidiano, seja na vida ou trabalho, que parecem impossíveis de resolver e geram muitos ressentimentos.
Como é possível então mudar de mentalidade para colocar o seu foco na busca por soluções ao invés de se apegar aos problemas? Bom, uma das ferramentas mais poderosas para isso é a inteligência visual, a capacidade de ver além do que todo mundo viu e pensar no que ninguém pensou.
Para começar sua jornada, você precisa substituir a pressa pelo senso de urgência. Muitas pessoas que correm atrás do sucesso ficam tão apressadas que acabam passando direto pelas “sacadas” que conduziriam a ele.
Para resolver problemas impossíveis, você deve entrar em estado de atenção plena e observar as dinâmicas e acontecimentos à sua volta. Isso porque eles podem guardar grandes respostas para as suas aflições. Já pensou na hipótese dos recursos que você precisa estarem disponíveis, porém ainda ignorados?
Por último, reveja a sua concepção do que é útil ou não. A inteligência visual permite a ressignificação e percepção dessas alternativas chamadas de “ativos invisíveis”. Reflita por um momento sobre a quantidade de ativos invisíveis que estão à sua espera para serem descobertos para criar inovações ou gerar resultados!
Foi seguindo estes conceitos que, sem dispor de dinheiro, assistência médica e nem doações, a aposentada brasileira Zilda Arns criou um modelo capaz de acabar com a mortalidade infantil por desnutrição e desidratação. A experiência foi replicada com sucesso em comunidades carentes de diversos países.
Ela fez isso ao identificar ativos invisíveis até então ignorado: casca de ovos, sementes de abóbora e folhas de mandioca. Estes insumos que iam para o lixo foram torrados e triturados para formar uma multimistura rica em nutrientes. Tudo isso a um custo zero, trabalhando apenas com o que já estava disponível.
Você quer encontrar mais baleias do que carpas no seu caminho em direção ao sucesso? Então, coloque em prática estas orientações e busque valorizar o seu potencial criativo. Lembre-se: você é a pessoa mais indicada para descobrir soluções para os seus problemas.