Especialista explica o porquê é necessário praticar esses dois conceitos
Por: Cilene Noman/Letra Comunicação
A liderança pessoal ou auto liderança pode ser definida como a habilidade que o indivíduo tem de liderar a si mesmo, assumindo o gerenciamento de pensamentos e comportamentos para alcançar objetivos. A autoliderança é responsável ainda por garantir equilíbrio emocional diante dos desafios, estabelecer cooperação entre os membros da equipe e apoiar o crescimento do negócio, por exemplo. Mas para conseguir praticar esse conceito, é necessário praticar primeiro a autorresponsabilidade
A auto responsabilização está ligada à capacidade que cada pessoa tem de se responsabilizar por tudo que acontece nas próprias vidas. Seja positivo ou negativo, e também o que influencia direta ou indiretamente. “ Um líder nunca deve culpar os outros pelas próprias decepções, fracassos e erros de gestão, pois reconhece a importância da autorresponsabilidade. Se você perceber que tem atribuído a responsabilidade de sua liderança a outros, é hora de reassumir o comando”, afirma a especialista em Gestão de Negócios e Master Coach, Cilene Noman.
É fato que a autoliderança beneficia todas as áreas da vida de um indivíduo, pois compreender suas paixões, limites e habilidades ajuda a estabelecer a quantidade de esforço que será necessário investir em cada projeto que ele se dispõe a fazer parte. “Entender bem quais são os seus limites é também saber, exatamente, em que áreas da sua vida é necessário trabalhar mais a fundo e quais já podem te guiar com mais segurança em suas escolhas”, destaca Cilene.
Como desenvolver a autorresponsabilidade?
- Avalie as suas decisões, atitudes e comportamentos;
- Identifique em quais delas você está culpando alguém que não você pelos resultados;
- Crie e exercite essa autoconsciência para assumir as suas responsabilidades;
- Tenha a pró-atividade para mudar os hábitos. Controle os impulsos e sempre reflita sobre as suas decisões;
- Tenha uma visão sistêmica dos seus hábitos para evitar qualquer deslize e fortalecer a sua disciplina para agir de maneira diferente;
- Foque nos resultados e aprenda com eles. Só assim, você irá realizar os seus sonhos e sentir a mudança dentro de você se desenvolver.
Viver e liderar com responsabilidade é uma das leis mais importantes da nossa existência, e isso inclui a responsabilidade com o que se pensa. “Precisamos cuidar de nossos pensamentos. Outro ponto importante é a responsabilidade quanto ao que sentimos. Que tipo de sentimento cultivamos. Assim como, somos responsáveis também, pela nossa percepção do mundo”, conclui a Master Coach.