Por: Fabiano de Abreu
Quando pensamos em educação e em como a tecnologia pode se tornar uma aliada para que o conhecimento possa ser repassado adiante, logo podemos supor que esse mesmo aliado seja aderido dentro das salas de aula, com o incentivo cada vez mais amplo à utilização de produtos tecnológicos, computadores e softwares.
E é justamente pensando nesse avanço tecnológico que Lázzaro Barbosa, estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Tecnologia da Bahia, explica em seu artigo publicado na Cognitionis, revista científica da Logos University International, Unilogos sobre o programa GEOGEBRA, que tem como objetivo auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Matemática.
Lázzaro traz através de um olhar atento, a dinâmica e benefícios que o programa possui dentro da sala de aula tanto com os professores que ganham ali um reforço para captar a atenção do aluno, quanto para os estudantes que ganham mais uma ferramenta, que vale ressaltar é totalmente acessível e livre, tornando o aprendizado mais interessante.
Penso que métodos como esse estimulam cada vez mais a adoção de práticas mais dinâmicas e eficientes uma vez que seja trabalhando em conjunto com professores e instituições através de uma didática mais assertiva, criativa e com planejamento, afinal, como citado no artigo “é preciso inventar um novo modelo de educação, já que se vive em uma época que favorece a oportunidade de disseminar vários modos de pensamento. Nada mais oportuno e pleno de possibilidades que expandir essas novas formas e novos pensares”.
No artigo, Lázzaro traz respostas e sugestões, além de enfatizar a importância do uso de novas tecnologias nas salas de aula como alternativa de ensino frente a uma sociedade mediada por aparelhos eletrônicos, ressaltando a importância de se discutir os conteúdos
transmitidos nesses meios de comunicação, interação com a sociedade e a
realidade do estudante.
Estudo publicado pela revista científica Cognitionis mostra a importância da utilização da tecnologia aliada a formação superior
O artigo mostra os benefícios da tecnologia e da utilização do programa GEOGEBRA como aliada aos professores dentro da sala de aula.
Em estudo realizado pelo graduando em Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Tecnologia da Bahia, Lázzaro Barbosa, publicado na Cognitionis, revista científica da Logos University International, Unilogos, tem como objetivo discutir as práticas pedagógicas a partir da utilização do GEOGEBRA no processo ensino aprendizagem, considerando a adesão e receptividade dos professores para tal.
Em seu artigo publicado pela Cognitionis, Lázzaro Barbosa traz temáticas, sugestões sobre melhores práticas de ensino em conjunto com a tecnologia e adoção de novos softwares como o GEOGEBRA, e também explica os benefícios dessa implementação dentro da sala de aula.Afinal, com a chegada do computador e da internet já nos finais do século, essas possibilidades se ampliaram e se tornaram diversas.
O graduando do Instituto Federal da Bahia também ressalta que na “era da informação”, é imprescindível inserir e utilizar as ferramentas tecnológicas de informação e da comunicação no contexto educacional. O ensino agora, mais do que nunca, deve ocorrer de forma plural e não mais individualizada, na colaboração e na interação. E ressalta que não se pode ignorar o novo e manter-se nas velhas práticas pedagógicas que às vezes não estimulam os alunos a buscar o conhecimento.