Estava la, no alto do morro a pedrinha, quietinha sem se preocupar com nada, quando um passarinho cismou de ciscar bem próximo a ela, cisca la, cisca ali até que numa ciscada fez a pedrinha rolar morro abaixo.
Estava la, no alto do outro morro, o pedregulho, despreocupado com tudo e com todos, só deixando o tempo passar, quando um pequeno lagarto começou a fuçar na terra, fuça daqui, fuça dali e numa dessas fuçadas fez o pedregulho rolar morro abaixo indo cair bem pertinho da pedrinha.
A pedrinha olhou o pedregulho meio desconfiada, fez pouco caso, mas depois deu outra olhadinha, queria que o pedregulho fosse embora pra ela ficar sozinha, mas depois achou melhor que ele não fosse, pois não queria ficar sozinha.
E assim os dias e as noites foram passando, quando amanhecia a pedrinha ficava muito feliz porquê podia ver o pedregulho todo radiante ao seu lado, quando a noite chegava ficava também feliz porquê tinha certeza que ia ter bons sonhos com o pedregulho.
Mas nada mudava,tudo era sempre igual e a pedrinha foi se cansando do pedregulho e começou a pedir em pensamento que ele fosse embora . Tanto pediu, que um dia quando acordou, o pedregulho não estava mais ali, então ela pensou, ufa ! estou livre daquela presença chata, meu desejo foi atendido.
Assim as noites e os dias foram passando e a pedrinha estava muito feliz da vida, sozinha, sem preocupação nenhuma.
Até que num amanhecer, a pedrinha falou consigo,Puxa! esta noite eu tive um pesadelo horrível, tenebroso e medonho, sonhei que o pedregulho tinha voltado, nossa! ainda bem que isso não aconteceu.
Mais algumas noites e uns dias, mais um amanhecer e mais um despertar, credo! tive outro pesadelo horrível e tenebroso, o pedregulho estava de volta…pé de pato mangalô , três vezes, isso não há de acontecer.
Mas o tempo não para e os sonhos não não findam e pouco tempo depois, caramba! tive outro pesadelo horrível, sonhei que o pedregulho estava bem aqui do meu lado como antes, graças a Deus foi só um sonho.
Mais uma noite, mais um sonho…..sonhei que o pedregulho voltou.
Outras noites, outro amanhecer,…tive um sonho engraçado, sonhei que o pedregulho estava bem aqui na minha frente.
Outros despertares…..que sonho bacana eu tive, sonhei com o pedregulho e ele estava tão bonito!.
Mais um amanhecer,….essa noite eu tive um sonho maravilhoso, sonhei com o pedregulho.
Foi ai que a pedrinha percebeu que estava com saudade do pedregulho.
Então um passarinho ciscador ,ou um calango fuçador trouxe ele de volta.
E eles foram felizes……..