redacao@jornaldosudoeste.com

A pouca efetividade do aparato estatal é uma das causas do crescimento de casos de feminicídio, pontua Advogada Abiara Dias 

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

por Laís Martins – jornalismo@jornaldosudoeste.com

A violência contra a mulher e o feminicídio são temas de extrema importância e gravidade na sociedade contemporânea. Os alarmantes dados reforçam a importância desses assuntos serem abordados com a seriedade que merecem, destacando não apenas o contexto jurídico, mas principalmente as implicações sociais. Violência contra a mulher abrange diversas formas de agressão, incluindo violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.   

Essa problemática afeta não apenas as vítimas, mas também a sociedade como um todo, refletindo desigualdades de gênero profundamente enraizadas. “A sensibilização e a educação são fundamentais para combater esses comportamentos violentos”, reflete a Advogada Especialista em Direito do Processual Civil, Especialista em Direito das Famílias e Sucessões presidente do Movimento das Mulheres de Brumado, Abiara Meira Dias, acrescentando que o feminicídio é expressão mais extrema da violência contra mulher, quando a mulher é assassinada em razão de seu gênero.  

No Brasil, apesar da legislação, especificamente da Lei do Feminicídio (Lei nº 13.104/2015) tipifica esse crime e impõe penas mais severas para os autores, além de estabelecer diretrizes para as políticas públicas de prevenção e combate a essa violência, que a Advogada Abiara Meira Dias aponta ser muito boa, “referência inclusive para muitos países”, o crescimento dos casos pode ser creditado, além dos fatores sociais e culturais, a pouca efetividade do aparato estatal. Para reverter o quadro, a Advogada brumadense reforça a importância da educação e conscientização não apenas das mulheres, mas da sociedade como um todo.  

A matéria completa você confere na Edição 739 

Acesse: https://jornaldosudoeste.com/jornal-digital-edicao-739/

Foto: GUILHERME MILLER RODRIGUES

1 comentário em “A pouca efetividade do aparato estatal é uma das causas do crescimento de casos de feminicídio, pontua Advogada Abiara Dias ”

  1. Reading your essay was a true pleasure for me. You were quite successful in elucidating the subject, and your writing is both interesting and easy to understand. The principles were much easier to grasp after reading the examples you provided. Your expertise is much appreciated.

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 744