redacao@jornaldosudoeste.com

A revista literária mais antiga tem filhote

Publicado em

O Grupo Literário A ILHA existe há 38 anos, fundado que foi em São Francisco do Sul em 1980, quando começou a publicar, também, a sua revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA. Em 82 o grupo mudou sua sede para Joinville, onde espalhou sua atividade literária e cultural por todo o norte de Santa Catarina. No início deste século, em 2000, a sede foi mudada outra vez, desta vez para Florianópolis, justificando novamente o título.

E o Suplemento Literário A ILHA continuou a divulgar a literatura de Santa Catarina para o Brasil e também para o mundo, a partir do advento e do alcance da Internet. A revista, a mais perene do gênero em Santa Catarina e quiçá do Brasil, lançou muitos escritores que hoje são representantes importantes da literatura aqui do Sul e do Brasil. E continua a agregar os novos e também já consagrados escritores daqui do Estado, do país e também de outros países, como Portugal, Rússia, México, Estados Unidos, Bélgica, Suíça, Índia, Cabo Verde, Espanha, Itália, etc. E projetando escritores brasileiros em outros países, através do alcance que a revista tem e da participação do grupo em feiras e salões internacionais do livro em países europeus.

Com os trinta e oito anos de trajetória, a revista tornou-se pequena para tantos escritores que querem divulgar a sua obra. Então o Grupo Literário A ILHA lançou, em agosto, logo após completar os seus 38 anos de atividades, um novo espaço para novos escritores: a revista ESCRITORES DO BRASIL. A revista começa dando espaço a escritores brasileiros, mas está aberta à produção de literatura em língua portuguesa, integrando também os países da lusofonia. Publicamos poesia, conto, crônica, ensaios, entrevistas, excertos  de romances, literatura infantil e infanto juvenil, artigos literários e culturais, resenhas, etc.

A revista Suplemento Literário A ILHA, a partir da edição de aniversário que comemorou os 38 anos de trajetória, de persistência e de resistência no objetivo de divulgar literatura, cultura e informação literária e cultural, tornou-se eletrônica, digital, para se adequar à atualidade e fugir de custos que estavam inviabilizando a sobrevivência do projeto. E a nova revista ESCRITORES DO BRASIL  já nasceu on-line e a sua primeira edição foi um sucesso, com milhares de acessos.

As duas revistas são trimestrais. Neste mês de setembro foi publicada a edição 146 do Suplemento Literário A ILHA e em novembro sairá a segunda edição de ESCRITORES DO BRASIL.

Deixe um comentário