Por: joana d’arck cunha santos
Os deputados petistas Waldenor Pereira e Zé Raimundo visitaram o 4º Acampamento dos Povos Indígenas da Bahia, em Salvador, no segundo dia do movimento que acontece até a próxima sexta-feira (29). O encontro iniciado na segunda-feira(25), reune mais de 1.000 participantes de aldeias de todas as regiões do Estado, que ocupam o Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Os deputados reafirmaram o apoio às pautas defendidas pelos povos, como também através de suas emendas parlamentares, destinando recursos no valor de 400 mil para atividades desenvolvidas através do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), que reúne 143 comunidades indígenas de 22 etnias.
Waldenor Pereira ressaltou o apoio às pautas indígenas, que incluem temas como demarcação dos Territórios Indígenas (TI), saúde, educação, violações dos direitos, política indigenista e outras temáticas. Como membro da Comissão de Educação da Câmara Federal, onde presidiu o Núcleo de Educação do PT no Congresso Nacional,
se dirigiu aos professores indígenas também como colega, sendo ele professor licenciado na UESB- Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, onde foi reitor por duas vezes.
Em seu pronunciamento no acampamento, o deputado Waldenor fez duras críticas ao Governo Federal: “O povo indígena, no Brasil e na Bahia, tem sofrido muito com esse governo genocida de Bolsonaro, pois atenta contra conquistas históricas dos povos originários e pratica uma política nefasta contra o meio ambiente”. Mas a vida dos povos indígenas no Brasil tem se caracterizado como vida de resistência, como ressaltou o parlamentar, que parabenizou os participantes pela mobilização e a programação do acampamento.
Também ao manifestar o seu apoio, o deputado estadual Zé Raimundo (PT) citou
a chegada dos portugueses no Brasil, quando começou a se inscrever aqui uma
história de destruição da cultura e dos povos indígenas. Mas agora, reforçou, é preciso fazer o caminho de retomada do fortalecimento da identidade indígena. “Eu me coloco à disposição como cidadão, como educador e como deputado, ao
lado do deputado federal Waldenor Pereira, para que a gente possa somar
esforços no caminho de volta, de retomada da cultura dos povos
originários”, declarou.