redacao@jornaldosudoeste.com

Ação humanitária promove mais de 48 mil atendimentos à população de Poções e microrregião

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Da Redação*

 

Atendimento ginecológico – Ultrassom de gestante. Foto: Divulgação/Voluntários do Sertão.

Tendo como lema “Romper fronteiros, transformar vidas!”, a Organização Não Governamental Voluntários do Sertão realizou entre os dias 27 de abril e 3 de maio último, em Poções, a 19ª Edição do projeto Voluntários do Sertão, que reuniu 350 dos mais de 1,3 mil profissionais voluntários inscritos, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, dentistas, advogados, cozinheiros e motoristas que realizaram mais de 48 mil atendimentos médicos, odontológicos e oftalmológicos, exames laboratoriais e procedimentos diversos de Educação à Saúde e Previdência Social, superando em muito a meta prevista. Segundo a gestora da ONG Voluntários do Sertão, Marta Meire Pereira Ribeiro de Freitas, os números são parciais e ainda poderão ser alterados quando o trabalho de tabulação dos dados por especialidade/serviços executados estiver concluído. Ela destacou também que a 19ª edição do Voluntários do Sertão atendeu, além da população de Poções, moradores de nove municípios da microrregião [Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Ibicuí, Iguaí, Manoel Vitorino, Mirante, Nova Canaã, Planalto].

Atendimento pediátrico. Foto: Divulgação/Voluntários do Sertão.

Os dados parciais permitiram avaliar satisfatoriamente a 19ª edição do projeto. Segundo a gestora da Organização Voluntários do Sertão, Marta Meire Pereira Ribeiro de Freitas, considerando que a meta prevista era fechar o mutirão com 35 mil atendimentos, os números já disponíveis reforçam “a sensação de dever cumprido”. A gestora agradeceu à equipe de voluntários e parceiros, que ressaltou, “sem a qual nada disso seria possível”, acrescentando que já trabalha nos preparativos para a próxima edição. “Nos despedimos de Poções e já começamos a planejar a edição de 2020. Ao longo de todos estes anos, conseguimos realizar inúmeros atendimentos para as mais variadas vertentes. No entanto, o diferencial está no amor, no acolhimento e no carinho que nossos voluntários oferecem às pessoas que buscam os nossos serviços. Isso faz toda a diferença e faz do Voluntários do Sertão um projeto único”, ponderou.

“Cada edição [do projeto] se torna especial. Cada região nos proporciona emoções únicas. É um misto de alegria e satisfação em poder ajudar pessoas que geralmente não têm acesso aos serviços de Saúde. E percebemos que com a união dos profissionais voluntários, de empresas parceiras e de pessoas focadas em ajudar ao próximo é possível fazer a diferença na vida de muitas pessoas. É possível, inclusive, salvar vidas. É isso que nos move a continuar lutando a cada ano”, pontuou o fundador e presidente da Organização Voluntários do Sertão, empresário Doreedson (Dorinho) Ribeiro Pereira.

Distribuição de medicamentos prescritos nos atendimentos médico, oftalmológico e odontológico. Foto: Divulgação/Voluntários do Sertão.

O empresário e presidente da Voluntários do Sertão concluiu afirmando que “[o projeto está] completando 19 anos de história, já conseguimos oferecer atendimentos para as principais vertentes de Saúde. Desde consultas médicas, odontológicas, exames, cirurgias de média e pequena complexidade, entrega de medicamentos, oferecimento de óculos de grau, orientações, enfim. O Voluntários do Sertão oferece tudo isso aliado a muito amor, carinho e respeito à essas pessoas”.

O prefeito de Poções, Leandro Araújo Mascarenhas (PTB), que cedeu instalações de prédios públicos e apoio logístico para a realização do mutirão social, destacou a importância do projeto, que classificou como “a maior ação de Saúde e Cidadania gratuita do Brasil”.

Atendimento oftalmológico. Foto: Divulgação/Voluntários do Sertão.
*Colaborou Gisele Costa/ Com informações da Assessoria de Comunicação da Voluntários do Sertão

 

 

Projeto do Bem: Voluntários do Sertão

 

Empresário Doreedson Ribeiro Pereira, fundador e presidente da ONG Voluntários do Sertão. Foto: Divulgação.

Natural do Distrito do Alegre, na zona rural de Condeúba, de onde saiu aos 14 anos rumo a Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, Doreedson – Dorinho – Ribeiro Pereira levou na bagagem o sonho que acalentava desde a infância, que se resumia em criar condições para realizar os sonhos de outras pessoas.

Em 2000, idealizou e fundou a Organização Não Governamental Voluntários do Sertão, inicialmente com a proposta de distribuir brinquedos e cestas básicas em sua cidade natal, Condeúba, e nos municípios em seu entorno. Inquieto e ainda com o sonho não satisfeito, amadureceu a ideia de incluir na ação social atendimentos na área da Saúde, por conhecer as dificuldades enfrentadas pela população carente da macrorregião do sertão baiano onde nasceu e viveu até a adolescência.

Depois de amadurecido o projeto, negociou com médicos e amigos e deu início ao projeto, que a princípio oferecia consultas oftalmológicas. A proposta teve repercussão e ganhou o apoio de profissionais de outras áreas e empresas que abraçaram o projeto que, atualmente, também realiza atendimento médico em diversas especialidades (Ginecologia, Odontologia, Oftalmologia, Pediatria), exames de diagnóstico (Mamografia, Ultrassonografia, Endoscopia), exames laboratoriais, distribuição de medicamentos e óculos de grau e realização de pequenas cirurgias de Baixa e Média Complexidade, além de palestras educativas na área da Saúde e atendimentos na área da Previdência Social, entre outras ações, promovendo assistência social, saúde, segurança alimentar e nutricional.

Nos dezenoves mutirões de Saúde e Cidadania, o Voluntários do Sertão contabilizam mais de 350 mil atendimentos e procedimentos médicos, odontológicos e sociais.

*Com informações da Organização Não Governamental Voluntários do Sertão

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 744