redacao@jornaldosudoeste.com

Adiantamento Salarial: solução pode ajudar colaboradores a diminuir o estresse financeiro

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Revelados os impactos da solução na vida dos trabalhadores e como as empresas devem se planejar

Por: Tais Lange/Up Brasil

Cerca de 70,71 milhões de brasileiros estavam com nome restrito em março deste ano, segundo uma pesquisa realizada pelo Serasa. A perda do poder de compra das famílias vem dificultando fechar a conta no fim do mês. A maioria das pessoas passa o mês planejando e pensando em saídas para cumprir com todos os compromissos, mas continua no vermelho. Pensando em ajudar os colaboradores nesta situação, empresas encontram saídas oferecendo modelos de benefícios além dos tradicionais, como o cartão de antecipação salarial, que pode aliviar o orçamento pessoal, e além disso, diminuir o estresse financeiro.

“A antecipação salarial, que já faz parte das soluções da Up Brasil, vem aliviando o orçamento de muitos trabalhadores. O benefício, que é simples e efetivo, pode auxiliar as pessoas com um imprevisto financeiro. A solução permite antecipações salariais de até 40% do valor da remuneração mensal. Após utilizar o crédito, ele tem até 40 dias para quitar a quantia, sem juros, que virá descontada diretamente na folha de pagamento”, explica Taís Lange, diretora de marketing da Up Brasil, empresa de benefícios corporativos.

Com ele, os trabalhadores podem consumir em qualquer dos mais de  180 mil estabelecimentos credenciados, como: farmácia, postos de combustíveis, mercados e restaurantes, além disso, se organizar e adiantar o pagamento de suas contas, sem necessidade de recorrer a cheques especiais e empréstimos, se livrando das preocupações com taxas e juros abusivos, diminuindo as preocupações financeiras. 

Para as empresas, além da questão do bem-estar e produtividade dos trabalhadores, o adiantamento salarial também traz outras vantagens que podem entregar um benefício sem custo. A antecipação salarial não será feita com o caixa da organização, mas sim com um limite de gasto para o colaborador no cartão. Desta forma, não há gastos associados da empresa a este produto.

“A solução tem sido um grande diferencial de fidelização para as empresas, mostrando se importa cada vez mais com os colaboradores. Atualmente, através do nosso cartão Up Go, mais de mil clientes já oferecem o adiantamento salarial e cerca de 33 mil profissionais já são beneficiados”, comenta Lange.  

Saúde Mental

Uma pesquisa realizada pela Serasa em parceria com a Opinion Box, no final do ano passado, apontou que cerca de 86% das pessoas com dívidas tinham dificuldades de dormir. Além disso, 74% enfrentavam dificuldades para se concentrar nas tarefas diárias e 61% tiveram crises e ansiedade ao pensar nas dívidas. 

“O estresse financeiro pode fazer muito mal à saúde de uma pessoa e afetar até mesmo o contexto familiar e profissional. Não é normal viver em constante tensão com o dinheiro e pensando se conseguiremos pagar as contas”, afirma Quirino Cordeiro, diretor médico da Telavita, clínica digital de saúde mental.  

Para Taís Lange, é muito importante que as empresas, por meio do RH, pensem e ofereçam benefícios visando ajudar seus colaboradores a minimizar preocupações e sentimentos em relação às finanças. “Vale lembrar que a produtividade deles está diretamente ligada ao bem-estar dentro e fora do trabalho. Com o mercado muito competitivo, atrair e manter bons profissionais é um desafio. O adiantamento salarial vem se provando um benefício que pode ajudar financeiramente os funcionários, gerando um aumento da retenção do time”, completa a profissional.

Foto de Capa: Reprodução

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745