redacao@jornaldosudoeste.com

Adutora do Algodão garante água de qualidade para municípios do Sertão Produtivo

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Embasa trabalha para iniciar obras da terceira etapa e levar água para mais localidades

Por Ascom/ Embasa

 

Em funcionamento desde 2012, o Sistema Integrado de Abastecimento de Água do Algodão transformou a realidade do território Sertão Produtivo da Bahia quando, na entrega da primeira etapa, conseguiu trazer água tratada do rio São Francisco, restabelecendo a disponibilidade de água para abastecimento em Guanambi e outros seis municípios que sofriam com a escassez hídrica na região. Após a conclusão da segunda etapa em 2016, o SIAA do Algodão passou a atender aproximadamente 64 mil ligações, beneficiando 290 mil pessoas em nove municípios com água boa e em quantidade suficiente durante todo o ano.

O SIAA do Algodão é composto por uma estação de tratamento construída na localidade de Julião, no município de Malhada, com capacidade para tratar e distribuir 32,4 milhões de litros de água por dia ou 480 litros por segundo. O SIAA também conta com aproximadamente 350 km de tubulações de diversos diâmetros, nove grandes reservatórios e 15 estações elevatórias responsáveis por bombear a água desde a estação de tratamento até as cidades e localidades rurais atendidas. Para colocar em funcionamento este equipamento, o Governo do Estado, por meio da Embasa, e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) investiram cerca de R$190 milhões.

A entrega desta infraestrutura garantiu uma fonte segura de abastecimento de água para a região e assegurou que os municípios pudessem receber novos investimentos, indústrias e desenvolvimento. Segundo o gerente da Unidade Regional de Caetité, Manuel Mateus, a implantação do SIAA do Algodão é um marco histórico para toda a região “pelo benefício social e econômico proporcionado à população atendida, como também é um marco para Embasa do ponto de vista dos investimentos realizados, bem como da engenharia envolvida na implantação e funcionamento”, comenta. Ainda segundo o gerente, o SIAA do Algodão, devido à sua grande extensão, requer uma operação complexa com profissionais capacitados, sendo, por isso, “motivo de muito orgulho para todos nós, usuários e profissionais do saneamento”, complementa.

Na terceira etapa de implantação desse enorme sistema, prevista para ser iniciada em julho deste ano, o SIAA do Algodão levará água para Lagoa Real e o distrito de Ibitira (Rio do Antônio) a uma distância aproximada de 210 quilômetros da captação no rio São Francisco. Com investimentos aproximados de R$ 29 milhões, o projeto prevê a implantação de mais 75 quilômetros de adutora. Com isso, cerca de 67 mil imóveis passarão a ser atendidos com a água fornecida pela Embasa nos municípios de Malhada, Iuiu, Palmas de Monte Alto, Matina, Candiba, Guanambi, Caetité, além de Lagoa Real e Ibitira (Rio do Antônio).

 

Foto de Capa: Divulgação.

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745