Por Redação
No final do último mês de dezembro, em solenidade oficial, que reuniu magistrados, advogados, familiares e convidados, foi empossado oficialmente no Tribunal de Justiça da Bahia, o advogado José Soares Ferreira Aras Neto. O ato foi presidido pelo então presidente em exercício, Desembargador Augusto de Lima Brito. No último dia 5, outra solenidade, desta feita restrita a familiares, advogados e amigos, marcou a posse do Desembargador José Soares Ferreira Aras Neto no Tribunal de Justiça da Bahia.
Nas duas solenidades, ao assumir o cargo, o Desembargador José Soares Ferreira Aras Neto, reforçou o compromisso de trabalhar em conjunto com os demais membros da Corte visando manter os elevados índices de produtividade do Tribunal de Justiça da Bahia. Sublinhou ainda o engajamento na busca de uma prestação jurisdicional cada vez mais célere e efetiva.
O Desembargador José Soares Ferreira Aras Neto, soteropolitano, graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia em 1998. É especialista em Direito Público e foi professor na Escola Livre de Direito Josaphat Marinho; na Universidade Católica do Salvador (2003-2005) e na Universidade Federal da Bahia (2004 – 2006). Fundou, em 2012, o Centro de Estudos José Aras (Cejas), do qual é Diretor Pedagógico e Professor de Direito Administrativo, além de Docente/Orientador em diversas Universidades e Faculdades de Direito na Bahia e no Rio de Janeiro.
Escolhido pelos advogados em lista sêxtupla e eleito pelos Desembargadores na relação tríplice encaminhada ao governador do Estado, José Soares Ferreira Aras Neto foi nomeado por Rui Costa para o cargo de Desembargador do tribunal de Justiça da Bahia no dia 20 de dezembro de 2019 para ocupar a 61ª vaga da Corte Baiana pelo Quinto Constitucional, na classe dos advogados.
Entre os convidados que prestigiaram a posse do Desembargador José Soares Ferreira Aras Neto, no último dia 5, o advogado e consultor Irenaldo Muniz da Silva, membro das Comissões Eleitoral e de Estágio da 21ª Subseção Brumado da Ordem dos Advogados do Brasil. Ex-aluno do novo Desembargador no curso preparatório para o Exame da Ordem e nos cursos de Pós-graduação em Direito Administrativo e Direito Empresarial e Tributário, Irenaldo Muniz foi um dos “cabos eleitorais” do Desembargador José Soares Ferreira Aras Neto na campanha para indicação para o Quinto Constitucional, tendo sido responsável pelas duas visitas que fez a Brumado e com quem tem uma relação pessoal e de consulta jurídica.
Irenaldo Muniz comemorou a nomeação de José Soares Ferreira Aras Neto, parabenizando o governador Rui Costa pela escolha. “Todos os seis indicados e os três selecionados pelo Tribunal eram merecedores, mas a escolha pelo governador foi muito feliz. O doutor José Soares Ferreira Aras Neto é um extraordinário professor e um excelente advogado”, sublinhou Irenaldo Muniz.