redacao@jornaldosudoeste.com

AEROPORTOS: 93% dos passageiros classificam os 20 principais terminais como bons ou muito bons

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Dado é da Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário. Levantamento avalia a experiência e percepção dos passageiros em relação ao check-in, inspeção de segurança, restituição de bagagens

Por Nathália Ramos Guimarães/ Brasil 61

Os serviços e a infraestrutura dos principais aeroportos do país têm agradado aos brasileiros. A última apuração da Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário revelou que, em dezembro de 2024, 93% dos entrevistados avaliaram como bons (nota 4) ou muito bons (nota 5) a experiência nos 20 principais terminais do país. As informações são do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor).

O estudo acompanha 17 indicadores de infraestrutura e serviços e mostra uma satisfação geral positiva dos usuários. Entre os entrevistados, 51% deram nota 5, enquanto 42% deram nota 4 para a pergunta: “qual sua satisfação geral com o aeroporto no dia de hoje?”

Segundo o Ministério, o levantamento avalia a experiência e percepção dos passageiros em relação ao check-in, inspeção de segurança, restituição de bagagens, entre outros. A pesquisa é aplicada nos 20 principais aeroportos do país, responsáveis por 87% do total de passageiros transportados na aviação regular. 

O ministério explicou que os dados devem contribuir para o desenvolvimento da gestão aeroportuária e o aumento da capacidade e eficiência da infraestrutura dos aeroportos do país.

A pesquisa completa deve ser divulgada após a realização do Prêmio Aviação +Brasil, ainda sem data marcada.

Os dados da pesquisa são disponibilizados aos aeroportos e empresas aéreas e divulgados trimestralmente ao público em geral na seção Recursos do Portal de Dados Abertos.

Principais aeroportos

As informações mostram que a satisfação geral com os aeroportos apresentou boas notas ao longo do último trimestre de 2024. Em outubro, a nota média foi de 4,42, enquanto em novembro, de 4,41. Em dezembro, a avaliação subiu para 4,43, consolidando o mês como o de melhor desempenho no período.

Os aeroportos mais bem avaliados no mês de dezembro de 2024 foram os de Florianópolis, em Santa Catarina (4,75); seguido pelo de Maceió, Alagoas (4,63) e Vitória, Espírito Santo (4,57). 
Florianópolis, conhecida como “Ilha da Magia”, fica localizada no litoral catarinense e se destaca por suas 42 praias, que a consolidaram como capital turística do Mercosul. Segundo os últimos dados divulgados pela Floripa Airport, em novembro do ano passado, somente o aeroporto da capital movimentou 319 mil passageiros em voos domésticos e 77,5 mil em internacionais, totalizando 396 mil viajantes.

Veja a classificação dos aeroportos:

  • Aeroporto de Florianópolis (SC) – 4,75
  • Aeroporto de Maceió (AL) – 4,63
  • Aeroporto de Vitória (ES) – 4,57
  • Aeroporto de Cuiabá (MT)- 4,55
  • Aeroporto de Porto Alegre (RS) – 4,54
  • Aeroporto de Curitiba (PR) – 4,53
  • Aeroporto de Campinas (SP) – 4,50
  • Aeroporto de Brasília (DF) – 4,48
  • Aeroporto de Manaus (AM) – 4,48
  • Aeroporto de Goiânia (GO) – 4,46
  • Aeroporto de Fortaleza (CE) – 4,46
  • Aeroporto de Confins (MG) – 4,45
  • Aeroporto de Natal (RN)- 4,39
  • Aeroporto do Galeão (RJ) – 4,39
  • Aeroporto de Salvador (BA) – 4,35
  • Aeroporto de Guarulhos (SP) – 4,33
  • Aeroporto Santos Dumont (RJ) – 4,33
  • Aeroporto de Recife (PE)- 4,32
  • Aeroporto de Congonhas (SP) – 4,09
  • Aeroporto de Belém (PA) – 3,99

A profissional da área comercial Carolina Pujol, de 32 anos, mora no Gama, região administrativa do Distrito Federal. Ela relembra que viajou de Salvador (BA) para o Rio de Janeiro (RJ) no dia 31 de dezembro de 2024 e, após isso, voltou para a capital federal em 9 de janeiro. Para ela, a experiência nos aeroportos é satisfatória. 

“De um modo geral, os serviços dos aeroportos são bem semelhantes. A questão da estrutura, como o conforto e a alimentação, é bem tranquila. O aeroporto de Salvador, por exemplo, passou por uma grande reforma e ficou ainda melhor”, explica.

Oferta e demanda

Além da satisfação dos passageiros, o setor aéreo também apresenta dados de demanda e oferta. O número de RPK (Revenue Passenger‐Kilometers), que mede a receita por passageiro por quilômetro voado, registrou 8,682 bilhões em novembro de 2024. Já o acumulado entre janeiro e novembro do ano passado foi de 26,043 bilhões. 

Quanto maior o RPK, mais passageiros estão sendo transportados e, consequentemente, maior é a receita da companhia.

Ainda em novembro, a LATAM Airlines liderou o mercado com 39,4% de participação, seguida pela Azul Linhas Aéreas (30,6%) e pela Gol Linhas Aéreas (29,7%).

Sobre a pesquisa

Em 2013, a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério de Portos e Aeroportos começou a realizar, em parceria com a Ágora Pesquisa, a Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário.

Desde 2020, são avaliados 17 indicadores na pesquisa, para os quais os passageiros atribuem notas de 1 a 5, classificadas como: 1 (muito ruim), 2 (ruim), 3 (regular), 4 (bom) e 5 (muito bom). Subindicadores também são analisados, mas apenas quando a nota atribuída ao indicador principal é inferior a 4. Além disso, ao final do questionário, os passageiros avaliam sua satisfação geral com o aeroporto e podem deixar comentários livres sobre a experiência de viagem.

O levantamento faz aproximadamente 8 mil entrevistas mensais, distribuídas em uma média de 400 por aeroporto. As coletas são realizadas nos 20 dias de maior movimento do mês e durante os horários de maior fluxo de passageiros nos aeroportos, definidos em colaboração com os operadores aeroportuários, garantindo que a opinião dos passageiros seja colhida nos momentos de maior atividade operacional.

Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

2 comentários em “AEROPORTOS: 93% dos passageiros classificam os 20 principais terminais como bons ou muito bons”

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745