redacao@jornaldosudoeste.com

Álbum da copa é lançado: saiba mais detalhes

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Da Redação

 

 

A copa do mundo de Catar está chegando, e os preparativos já estão com tudo. Esse é um mercado que acaba movimentando diversos segmentos. Vários objetos e colecionáveis acabam sendo consumidos pelo público, como camisas, lembrancinhas que traga o mascote da copa, bonequinhos dos jogadores, réplicas da taça e outros.

Tradicionalmente a Copa do mundo é o maior evento esportivo do mundo, e movimenta outros mercados como o das apostas. Não por acaso o futebol é o esporte mais buscado em números de apostadores em plataformas como Midnite. E em ocasiões especiais como esta, aumenta a quantidade de pessoas que entram nas plataformas para apontar possíveis ganhadores, já meses antes do evento de fato começar.

Outra tradição já radicalizada na copa é o álbum de figurinhas. O álbum Catar oficial 2022 foi lançado ao custo de 12 reais, e cada envelope com cinco figurinhas custa 4 reais. São ao todo, 670 imagens diferentes que podem ser encontradas nos pacotinhos. Há previsões que nos próximos meses a Panini lance envelopes com preços promocionais, o que poderá facilitar a compra pelos fãs do futebol.

Há edições mais caras do álbum por terem capa dura em três versões (bronze, prata, dourada), saindo cada uma ao custo de 44 reais. A edição tem a assinatura da Panini, e é vendido em diversos países.

No álbum, todas as 32 seleções que foram selecionadas para a copa estão presentes. Assim como os estádios (8 no total), La’eeb (o mascote oficial da copa), a bola e o brasão das equipes de futebol.

Mas pra quem deseja completar o álbum o preço pode sair salgado. Ele chegou mais caro nas mãos dos consumidores. Anteriormente, na copa da Rússia, realizado em 2018, o custava mais barato, R$ 7,90, e o pacote de figurinhas saía a 2 reais. A Panini explicou que os aumentos foram em decorrência da inflação e nas indústrias de papéis. Vale salientar que a Panini chegou a ser notificada pelo Procon, após receber 432 reclamações sobre valores e atrasos nos kits. Além disso o Procon também avalia a questão das figurinhas extras, como a Gold de Neymar, que está sendo comercializada por preços absurdos pelo consumidor. Segundo o Procon de São Paulo, a lei 9.340/96 especifica que “fica vedada qualquer campanha que tenha na sua distribuição figurinhas ‘raras’ ou carimbadas”.

Dentre as figurinhas raras do álbum estão as gold de Cristiano Ronaldo, Gavi, Almoez Ali, Dusan Vlahovic, Lionel Mesi, Luis Suárez e Neymar Jr. Para que se tenha ideia, o crome de Neymar está valendo por volta de 9.000 reais em grupos de colecionadores. A de Messi e Cristiano Ronaldo também seguem a tendência de valores.

Caroline Motta, que responde pela equipe de marketing da empresa comentou que “Estamos com essa faixa de preço há dois anos. Além da inflação, o papel encareceu mundialmente. A apólice com a Fifa também determina que o preço seja o mesmo em toda a América Latina. Além disso, o preço nas Américas corresponde a 70% do valor na Europa, onde os envelopes serão vendidos a € 1.”

Os álbuns de figurinha físicos são vendidos nas tradicionais bancas de revistas, sendo também encontrados em lojas virtuais que trazem várias alternativas de venda: conjuntos com vários pacotes de figurinhas a diversos valores (que podem chegar a mais de 300 reais) e kits com a versão em capa dura.

Tanto o álbum quanto as figurinhas podem ser adquiridos diretamente pelo site da Panini. onde 10 envelopes estão sendo atualmente comercializados por 40 reais. Lembrando que as compras online incluirão também o valor do frete, sendo necessário fazer as contas para ver se compensa mesmo comprar na loja virtual ou ir até uma banca de revistas.

O interessante desse mercado de álbuns é que ele não é apenas querido pelo público jovem, mas sim por aqueles que acompanham avidamente o campeonato mundial desde muito cedo. Portanto há muitos adultos que seguem a tradição desde a década de 70, quando passou a ser comercializado. A empresa lança a edição geralmente seis meses antes da copa, o que pode divergir algumas vezes da escalação. Tanto que em nenhuma das edições lançadas, a editora conseguiu acertar todas as escalações dos times.

Panini lançou também uma versão online do álbum da copa do mundo

A Panini também está colocando à disposição dos colecionadores conteúdos através de um álbum virtual. As informações e códigos para acessar o virtual podem ser encontradas no verso das figurinhas vendidas nas bancas de revistas para o álbum físico.

Através do aplicativo, os colecionadores poderão conversar com outros fãs do futebol, trocar figurinhas e acompanhar promoções que serão lançadas em breve. O aplicativo “My Panini” pode ser baixado nos dispositivos Android e iOS. Nele, o usuário pode inclusive personalizar suas figurinhas.

 

 

 

Fotos: Divulgação Panini

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745