redacao@jornaldosudoeste.com

ALCEBINO DE SOUZA MACHADO

Publicado em

*16/03/1923†11/11/1979

Alcebino de Souza Machado nasceu em 16 de março de 1923, em Umburanas, distrito de Bom Jesus dos Meiras, atual Brumado.  Filho de Altino de Souza Machado e Ana Efigênia Machado. Avós paternos: Rodolfo Rodrigues da Mata e Jesuína Rosa de Jesus,  e maternos: Alexandre de Souza Machado e Ana Efigênia de Jesus.  Irmãos: Jesuíno, José, Manoel, Oscar, Urbino, Maronita, Milozina, Joana e Fidelcino Souza Machado.

Cursou apenas o primário, mas se houve com êxitos nos seus negócios pela sua inteligência e tino comercial e administrativo.

Casou-se no religioso com Jozina Rodrigues Vieira, nascida em 24 de agosto de 1925, em Umburanas, distrito de Bom Jesus dos Meiras.  Filha de Martiniano Rodrigues Vieira e Febrônia Maria de Jesus. O ato foi oficiado pelo Monsenhor Antônio da Silveira Fagundes. Anos depois, em 08 de junho de 1955, eles se casaram no civil, tendo como celebrante do enlace matrimonial Walter Barbosa da Silva, Juiz de Direito da Comarca, e foram testemunhas Manoel Venâncio Lima e a esposa Idalinda de Carvalho Lima. Em face desse ato, a nubente passou a assinar Jozina Vieira Machado. Nessa oportunidade, declarou o nascimento das suas seis filhas: Iani (1944); Eni (1946); Evanilde (1947); Anuvay (1949); Solange (1950) Jablonex Vieira Machado (1955). Todas são formadas em magistério (professoras).

Ainda muito novo, inteligente e íntegro, desenvolveu sua aptidão para o comércio, com o então futuro sogro Martiniano Rodrigues Vieira, no seu armazém na localidade Umburaninha Velha.  Em Umburanas, se estabeleceu, já casado, com o comércio de cereais e loja de tecidos.

Veio para Brumado em 1954, para proporcionar mais estudos às filhas e melhores condições de vida à família. Aqui, no mesmo ano, montou uma padaria situada na avenida Coronel Santos, no bairro São Félix, onde trabalhou até o seu falecimento. Aposentou-se em 1970.

Na política exerceu vários mandatos como vereador: de 1963/1967 pela UDN, no governo do prefeito Armindo Dos Santos Azevedo; 1967/1971 pela ARENA, prefeito Juracy Pires Gomes; 1971/1973 pela ARENA, prefeito Miguel Lima Dias; 1973/1977 pela ARENA, prefeito Juracy Pires Gomes. Nesses mandatos, fez inúmeras indicações em benefício do município.  Fez voto de pesar pelo falecimento de Camilo Rizério Leite em ata de 22 de abril de 1969. Era correligionário e amigo de Juracy Pires Gomes, a quem seguiu politicamente por 16 anos, conforme declaração da filha Eni Machado.

Professava a religião Católica. Tinha muitos amigos. Foi um bom esposo, excelente pai e viveu em harmonia com a família. Era uma pessoa honesta, de caráter virtuoso e deixou exemplos dignificantes para os seus pósteros.

Alcebino de Souza Machado faleceu em 11 de novembro de 1979, com 56 anos de idade, sendo declarante Libânio da Silva Milhazes e óbito atestado pelo médico Jorge Luiz Vaz Almeida. O corpo está inumado no cemitério municipal Senhor do Bonfim.

Em sua homenagem, foi dado o seu nome, pela Câmara de Vereadores de Brumado, a um logradouro no bairro Novo Brumado, através  do Dec. Lei 1055 de 14/04/1993 e revitalizada em 15/10/2008.

FONTES:  Dados fornecidos pela filha Iani Vieira Machado, a quem externamos os nossos agradecimentos;

Atas da Câmara de Vereadores de Brumado;

Certidões de nascimento, casamento e óbito fornecidas pelo Cartório Civil de Registro de Pessoas Naturais, com a colaboração do advogado Luiz Frederico Rêgo, oficial do cartório, a quem agradecemos.

Deixe um comentário