A coalizão partidária inusitada que assegurou a vitória nas urnas de outubro de 2016 e vem dando sustentação política ao Governo do prefeito José Suly Fagundes Neto (PTN) está à beira da implosão. Circunstâncias políticas e de interesses estão fazendo com que o rompimento da aliança se torne inevitável. Sinais nesse sentido têm sido dado por declarações, principalmente nas redes sociais, de lideranças que trafegam com desenvoltura nos bastidores da política local. Informações de fontes do JS apontam que aliados do ex-prefeito Newton Francisco – Neto – Neves Cotrim (PT) já começaram a rever as bases da aliança, na outra ponta, uma das mais importantes lideranças políticas do município, o ex-prefeito José Calmito Fagundes Ledo (PMDB), pai do prefeito José Suly Fagundes Neto (PTN), não esconde sua insatisfação com os rumos da gestão municipal, cujo desgaste, em parte, tem creditado ao fato de entender que o prefeito estaria refém do grupo liderado pelo petista Newton Francisco – Neto – Neves Cotrim.
O próprio prefeito, segundo interlocutores que concordaram em falar desde que tivessem suas identidades preservadas, admitem que a coalizão que assegurou sua vitória nas urnas e estaria dando sustentação à Administração Municipal dificilmente vai estar de pé nas eleições gerais deste ano, quando as cartas para 2020 serão colocadas na mesa.
“De zero a dez podemos apostar que as chances da aliança que elegeu Suly [prefeito José Suly Fagundes Neto] sobreviver ao primeiro trimestre de 2018 é de pouco mais de 3 ou 4. Mas, política não é uma operação matemática e muito menos se move pela lógica. Assim como o desgaste da relação é evidente, fatos novos poderão motivar uma mudança nos rumos. Hoje, o que sustenta ainda a aliança é o temor de que a precipitação do debate possa criar não apenas para a Administração, mas também para as lideranças que investiram capital político para eleger o prefeito”, avalia uma liderança política que transita com desenvoltura nos grupos liderados pelo prefeito José Suly Fagundes Neto e pelo ex-prefeito Newton Francisco – Neto – Neves Cotrim.
LEIA MATÉRIA COMPLETA NAS EDIÇÕES IMPRESSA/DIGITAL