Público poderá conferir produções nacionais de forma gratuita entre os dias 15 a 18 de novembro no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima em Vitória da Conquista
Por: Ascom/Mostra Cinema Conquista
A 15ª Mostra Cinema Conquista, que acontece entre os dias 15 a 18 de novembro no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista (BA), vai exibir gratuitamente em sua programação um verdadeiro panorama da produção cinematográfica brasileira dos últimos dois anos. Dentre os longas confirmados estão Alice dos Anjos, inteiramente gravado na cidade, e Marte Um, indicado do Brasil para o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023.
Dirigido pelo cineasta Daniel Leite Almeida, Alice dos Anjos surpreendeu e cativou o público Brasil afora com seu enredo inspirado na obra Alice no País das Maravilhas, transportada para o sertão baiano de forma lúdica, abordando temas urgentes como a educação e o meio ambiente. A produção já ganhou sete prêmios: um no 45º Festival Guarnicê de Cinema (Melhor Filme pelo Júri Popular) e seis no 54º festival de Brasília do Cinema Brasileiro (Melhor Filme pelo Júri popular; Melhor Filme pela Abraccine; Melhor Direção; Melhor Direção de Arte; Melhor Figurino; Melhor Maquiagem).
Para o diretor, foi uma grata surpresa perceber que o filme alcançou um espaço que dialogava tanto a crítica cinematográfica, quanto o público. “Isso pra gente é super importante pois, de alguma forma, estamos ocupando um espaço que é cheio de privilégios e a gente do interior está lá, mas sem abandonar o grande público. Para a gente não faz sentido fazer filmes para a crítica ou para nós mesmos, para quem já é do meio. A gente quer fazer filmes que atravessam e encantam os brasileiros. Queremos fazer desse cinema uma ferramenta social de visibilidade às minorias, entre outras pautas que pra gente são fundamentais para a construção de uma sociedade igualitária e melhor para todos”, destacou Daniel Almeida.
Essa será a primeira vez que o filme vai ser exibido em Vitória da Conquista, cidade onde foi gravado. “Pra gente é muito especial, principalmente porque vai ser uma das últimas exibições antes do lançamento comercial”, explica. “A minha expectativa é a maior possível, espero que as pessoas consigam, de fato, fazer desse momento algo histórico e memorável, e que isso seja uma pedra filosofal colocada na cidade como uma estrutura que vai dar condições de, daqui pra frente, termos um cinema cada vez mais potente”, concluiu o diretor.
Um olhar para o novo cinema
Desde o ano de 2004, a Mostra Cinema Conquista promove a democratização e o acesso ao cinema nacional, sobretudo às obras atuais, muitas delas exibidas apenas em festivais e ainda inéditas em circuito de cinema convencional. Marcelo Miranda, curador do evento, explica que, com a mostra interrompida durante dois anos por causa da pandemia, foi necessário olhar para os filmes, especialmente de 2020 e 2021, e fazer uma seleção dentro das limitações de tempo e espaço que o evento tem esse ano.
“Essa será uma mostra um pouco mais reduzida, por isso selecionamos filmes que representam de alguma forma o que foi a produção audiovisual neste período, os filmes mais significativos, mas que também dialogam com o momento histórico que a gente está vivendo. Foi uma seleção muito particular e compacta para poder agregar praticamente dois anos de cinema brasileiro retido”, explicou.
O longa Marte Um é um desses exemplos, sendo considerado sintetizador do que vem sendo realizado hoje no país. Em cartaz desde de agosto, o filme, dirigido por Gabriel Martins, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais para representar o Brasil na disputa pelo Oscar em 2023.
O curador ainda destaca a importância do retorno do evento para a cidade: “O retorno da mostra é muito salutar, pois faz com que o cinema brasileiro volte a ser parte do cotidiano das pessoas. A produção audiovisual precisa estar presente em tudo: na televisão, no streaming, no cinema, nas mostras, nos festivais, nos celulares… quanto mais se naturaliza a presença do audiovisual brasileiro mais ele organicamente se insere no imaginário popular”, comentou.
Além das exibições, serão realizadas mesas temáticas e oficinas com cineastas, professores e profissionais do audiovisual.
A Mostra Cinema Conquista – Um olhar para o novo cinema tem o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia, do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, da TV Sudoeste e da Olhar Distribuidora. Recebe o apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, através do Curso de Cinema e Audiovisual, do Janela Indiscreta e do Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas. A Mostra Cinema Conquista é uma realização da Movimenta Cultura e Arte. Tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.