redacao@jornaldosudoeste.com

Ambientes Econômicos Globais Apresentam Melhora pelo Segundo Mês Consecutivo, com Ênfase no Ocidente

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Esses indicadores haviam sido negativos nos meses anteriores, com a estratégia de aperto monetário sendo empregada para combater a inflação.

Por Luigi Mauri/ Agência Brasil 61

A trajetória de recuperação da economia global continua a ganhar força pelo segundo mês consecutivo em agosto, com melhorias perceptíveis amplamente no hemisfério ocidental.

Os indicadores econômicos do hemisfério ocidental registram seu quarto aumento consecutivo, acumulando um total de 8,1 pontos.

No entanto, apesar das tendências positivas apontarem para uma contínua melhoria nos próximos meses, os indicadores econômicos do ocidente ainda não atingiram um patamar que sugira uma recuperação sólida e otimista. Esses indicadores haviam sido negativos nos meses anteriores, com a estratégia de aperto monetário sendo empregada para combater a inflação.

Globalmente, os indicadores econômicos ainda sugerem um cenário moderadamente pessimista, com uma melhoria gradual evidente nos últimos dois meses.

Em termos de setores, os indicadores econômicos relativos a empresas, comércio e construção mostraram aumento em agosto, enquanto os serviços tiveram uma leve queda e a indústria permaneceu estável.

As regiões da Ásia, Pacífico e África também contribuíram de maneira positiva neste mês, somando aproximadamente 1,0 ponto percentual. Isso marca um ponto de virada para essas regiões, que haviam registrado quedas consecutivas nos meses anteriores.

De acordo com analistas da FGV, as economias globais exibiram resiliência no início do segundo semestre. As expectativas atuais, moderadamente negativas, refletem uma menor probabilidade de desaceleração econômica.

Quando se olha para os indicadores futuros relativos à economia global, há uma expectativa crescente de melhoria no setor de serviços, atingindo o nível mais alto desde fevereiro de 2022.

Os dados analisados provêm dos Barômetros Econômicos Globais, ferramentas que possibilitam a análise do desenvolvimento econômico internacional e são elaborados pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da FGV.

Foto de Capa: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

1 comentário em “Ambientes Econômicos Globais Apresentam Melhora pelo Segundo Mês Consecutivo, com Ênfase no Ocidente”

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745