Contribuições poderão ser enviadas até 19 de setembro; sistema reunirá todas informações referentes ao pagamento da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).
Por: Brasil61
Agência Nacional de Mineração (ANM) abriu consulta pública (4/2021) para colher contribuições de toda a sociedade sobre a nova Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (DIEF/CFEM),
O sistema DIEF/CFEM está em desenvolvimento e irá reunir todas as informações e funcionalidades necessárias para o cálculo e o pagamento do royalty da mineração.
Segundo a ANM, a inovação possibilitará um “tratamento melhor e mais ágil dos dados declarados”, com a substituição da Ficha de Registro de Apuração de CFEM. Atualmente, essa ficha é preenchida de forma manual pelo usuário no site da ANM e “não atende os padrões tecnológicos mais modernos recomendados para este tipo de informação”.
Para o gerente de Política Regulatória da ANM, Yuri Pontual de Morais, o sistema em desenvolvimento representará “avanço” no monitoramento de dados econômico-financeiros da CFEM e na desburocratização da relação entre os titulares de direitos minerários e a agência.
“Esta abrangência de impactos mais do que justifica a utilização do mecanismo de Consulta Pública para o tema”, assinala o gerente.
A legislação brasileira estabelece que a CFEM deve ser paga por todos os titulares de direitos minerários que vendem ou transferem para industrialização substâncias minerais lavradas com a autorização da ANM, ou pelo primeiro comprador de ouro utilizado como ativo financeiro e de substâncias minerais lavradas por meio de Permissões de Lavra Garimpeira.
As orientações sobre como participar da Consulta Pública 4/2021, incluindo informações detalhadas sobre o DIEF/CFEM e toda a legislação que embasa o novo sistema, podem ser acessadas no ambiente Participa ANM, no portal da Agência Nacional de Mineração.