Decisão de prorrogar prazo ocorre um dia depois de vários pais enfrentarem dificuldades para matricular filhos, por causa de problema em sistema.
Por G1 BA
O prazo para realizar as matrículas na rede estadual de ensino foi prorrogado até 3 de fevereiro. A informação foi divulgada por Manoel Calazans, Superintendente de Educação, ligado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA), nesta terça-feira (21).
As matrículas foram iniciadas na segunda-feira (21) e seguiriam até 31 de janeiro. Com a prorrogação, os pais ganharam mais um dia para conseguir matricular os filhos nas escolas.
A decisão da secretaria ocorre um dia depois de vários pais enfrentarem dificuldades para matricular os filhos, por causa de um problema no sistema, que ficou instável durante boa parte da segunda. Na ocasião, muitas pessoas formaram grandes filas nas unidades de ensino.
Nesta terça, ainda por causa do problema, as filas voltaram a se repetir por Salvador e também em cidades do interior. Pais chegaram a dormir nas portas dos colégios, para conseguir matricular os filhos.
A situação é uma realidade desde domingo, quando os pais começaram a chegar nos colégios para marcar o lugar na fila. Apesar disso, a situação se intensificou na segunda, depois que o sistema apresentou lentidão.
Por causa disso, muitos pessoas, mesmo com as senhas, não conseguiram matricular os filhos. Além disso, várias pessoas perderam a oportunidade de escolher o turno das aulas.
Umas da mães que estava na porta de um colégio de Salvador mostrou indignação com a situação.
“Eu vim no domingo. E ontem continuei até as 22h. Às 18h o sistema voltou, quando fui ser atendida, não tinha vagas. Meu filho sempre estudou pela manhã e, quando o sistema voltou, não tinha mais vagas pela manhã. Eles pegaram o nome da gente e eles pediram para vir hoje. A secretaria disse que as vagas existem, mas eu quero pela manhã. Eu vim, dormi na fila”, disse uma das mães.
No Colégio Estadual Rômulo Almeida, que fica no bairro do Imbuí, a fila era quilométrica por volta das 7h. Nesta terça, também foram registradas filas na porta do Escola Estadual Professora Mariinha Tavares, que fica no bairro de Pernambués.
No interior, as filas foram registradas em Barreiras, no sul da Bahia, e também em Itabuna, na região sul.