Lula agradeceu e elogiou a atuação de Lira na votação da reforma
por Agência Brasil
Após a aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados nesta sexta-feira (7), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, declarou que o governo espera que outros três textos prioritários sejam votados ainda hoje. Esses textos incluem mudanças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), a recriação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o arcabouço fiscal.
Padilha teve uma reunião pela manhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Palácio da Alvorada. Ao deixar a residência oficial, o ministro conversou com a imprensa e destacou o sucesso da tramitação da reforma, com uma votação expressiva. Ele atribuiu isso à estratégia do governo de respeitar o trabalho que já estava sendo realizado pela Câmara e apoiar as negociações dos temas.
Padilha informou que Lula conversou por telefone com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e expressou seu agradecimento pelo momento histórico que a Câmara dos Deputados vivenciou durante a votação. Lula elogiou o discurso feito por Lira, ressaltando a grandiosidade da Câmara dos Deputados.
O ministro acredita que a incorporação de itens debatidos no Senado pelo relator do texto, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), facilitará a tramitação entre os senadores no segundo semestre.
Lira informou a Lula que os três temas prioritários do governo – Carf, PAA e arcabouço – estão na pauta para hoje, e o ritmo das votações será discutido com os líderes partidários.
Padilha também mencionou que tem uma reunião marcada com Luciano Bivar, presidente do União Brasil, para tratar das indicações do partido e da troca do comando do Ministério do Turismo. No entanto, a definição da data para essa mudança depende de conversas com outras lideranças do partido e provavelmente ocorrerá apenas na próxima semana.
Na quinta-feira (6), foi confirmada a saída da ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), do cargo. A troca já estava sendo especulada desde o mês passado. O novo ministro do Turismo será o deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA), indicado pelo partido.
Padilha enfatizou que o governo está aberto a discutir a entrada de outras forças políticas que desejam compor a “frente ampla” de apoio ao governo. Ele mencionou que vários parlamentares têm apresentado nomes para análise em ministérios e cargos estaduais ou nacionais, visando contribuir com o governo e a implementação do programa de recuperação econômica do país, as relações internacionais e a recriação dos programas sociais.