redacao@jornaldosudoeste.com

Arquidiocese de Vitória da Conquista ordena novos diáconos e padres

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Pastoral da Comunicação – Arquidiocese de Vitória da Conquista

A noite desta segunda-feira, 18, foi de festa para a Arquidiocese de Vitória da Conquista. Nosso clero ganhou novos ordenados, após a Celebração Eucarística realizada na Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo, na Patagônia.

Alberto Júnior, Hermes Bonfim, José Souza e Miron Dias deixaram de pertencer ao grupo de leigos e receberam o Sacramento da Ordem, se tornando Diáconos Permanentes, e auxiliares da Igreja nessa missão de evangelizar. Já Adson Coelho, Edvaldo Fellipe, Eugênio Gonçalves foram ordenados presbíteros, novos sacerdotes para o serviço de Deus.

 

Foto: Pastoral da Comunicação – Arquidiocese de Vitória da Conquista
Foto: Pastoral da Comunicação – Arquidiocese de Vitória da Conquista

A Celebração Eucarística com o Rito de Ordenação foi presidida pelo Arcebispo Dom Luís Gonzaga Pepeu, que completou 62 anos nesse dia também. Além da presença de todo o clero da Arquidiocese, religiosas, e seminaristas, acompanharam a Celebração o Arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanoni Castro e o Bispo Auxiliar de Salvador, Dom Estevam Santos.

Em sua homilia, o Arcebispo Dom Luís falou sobre as dimensões da missão do sacerdote da Igreja Católica. “Santo Agostinho nos diz que o serviço do padre é profissão de amor, serviço de caridade ao próximo e ao mundo, a exemplo de Jesus Cristo” e encerrou confiando à Nossa Senhora das Vitórias a proteção dos novos diáconos e presbíteros.

CONHEÇA

Dentro da hierarquia da Igreja no ministério eclesiástico existem três graus diferentes no sacramento da ordem: os bispos, os sacerdotes e os diáconos. O diácono pode batizar, abençoar matrimônios, celebrar a Liturgia da Palavra, pregar, evangelizar e catequizar. Porém, não pode, ao contrário do sacerdote, celebrar o sacramento da Eucaristia (Missa), confessar nem administrar a unção dos enfermos. Com tudo o que ele pode fazer, sua ajuda é importantíssima, especialmente na época atual, na qual faltam tantas pessoas para ajudar os padres em suas tarefas.

Os homens casados que se dedicam a ajudar a Igreja por meio da vida litúrgica, pastoral ou nas obras sociais e caritativas podem se fortalecer recebendo a ordem do diaconato, unindo-se mais intimamente ao altar, para cumprir seu ministério com maior eficácia, por meio da graça sacramental do diaconato.

Já os presbíteros recebem o sacramento da Ordem e se tornam padre podendo executar, entre outros atos de fé, a consagração do pão e do vinho na Liturgia Católica. O padre na Igreja Católica é responsável por uma paróquia, onde celebra a Missa, bem como atende à confissão, aconselhamentos e outros. É um homem que doou sua vida à serviço do Evangelho e vive para servir a Deus e aos leigos por meio da evangelização.

PRIMEIRAS MISSAS

Padre Adson Coelho

19/02 às 19h na Catedral

24/02 às 19h em Planalto 

Padre Edvaldo Fellipe

24/02 às 8h na Catedral

Padre Eugênio Gonçalves

21/02 às 19h em Itarantim

24/02 às 9h no Corgão (Itarantim)

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745