Por: Beatriz Mazzei/Comunique-se
Diretamente de Salvador, a atriz, cantora e produtora cultural Viviane Pitaya é uma das seis finalistas para a próxima fase do edital “Aceleração LabSonica 2.0 Toca do Bandido”, que tem como proposta alavancar a carreira de novos artistas e bandas independentes.
O projeto tem incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, patrocínio da Oi, com apoio cultural do Oi Futuro e realização da Toca do Bandido.
Com mais de 500 inscrições por todo o Brasil, Viviane Pitaya é uma das seis finalistas. Nascida na Bahia, é idealizadora da iniciativa Frequências Preciosas, um projeto que desenvolve ações para difundir cantoras negras e indígenas. Em 2018, ganhou o prêmio de Melhor Ideia Empreendedora pelo seu projeto de músicas autorais no Programa Mestre Projetista. Em 2019 lançou seu primeiro clipe “Andando Sozinha”, o single “Chá de Camomila” e recentemente “Solução” e “Mente e Si”.
Atualmente a artista está apresentando seu show autoral “Verdadeiramente” e o Tributo a Nina Simone na cidade de São Paulo.
Além dela, foram escolhidos o trio Soul de Brasileiro (RJ), John Bianchi (RJ), Felipe S (Pernambuco), o duo IO Y TE (RJ) e Yas Werneck (RJ). Os seis finalistas participarão de um workshop de planejamento estratégico, mini curso de music business, pitching, mentorias individuais promovidas por especialistas do mercado, além de dinâmicas para estimular a composição. Ao final da capacitação, todos farão uma residência artística que inclui Songcamp, a produção de um EP com três faixas e uma Live Session, produtos que serão lançados nas plataformas de streaming pelo Selo Toca Discos.