redacao@jornaldosudoeste.com

Assembleia Legislativa do Estado distribui quase 4 mil livros na Fligê 2024

Publicado em

Publicações são elogiadas pelo público 

Por Joana D’Arc Cunha Santos – Comunicação WZ

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) marcou sua participação na Feira Literária de Mucugê – Fligê com uma forte contribuição ao evento aberto dia 24 e que prossegue até 28 deste mês, chegando à sua 7ª edição. Através do Programa ALBA Cultural, foram distribuídos quase 4 mil livros, dentre os quais o lançamento de “Lavras Diamantinas”, de Marcelino José das Neves,  e a reimpressão de “Maria Dusá”, de Lindolfo Rocha, e “Mucugê por Mucugê”,  de Rebeca Serra, esses últimos  publicados pelo Selo Alba Cultural.

Foto: Divulgação/Comunicação WZ

Foto: Divulgação/Comunicação WZ

Representando a ALBA como Primeiro Vice-presidente, o  deputado estadual José Raimundo Fontes (PT) abriu o lançamento e a distribuição gratuita dos livros, no espaço Tenda Literária, na sexta-feira (26) as 11h, parabenizando a atenção do Legislativo Estadual à Cultura, em especial o apoio mantido pelo atual Presidente,  Adolfo  Menezes.  Ele parabenizou especialmente à Curadora da Fligê,  Ester Figueiredo, que sugeriu a criação do Selo Fligê pela Alba e a publicação dos livros. Também destacou o apoio do deputado federal Waldenor Pereira (PT/BA), presente no lançamento,  e que tem investido na realização da Fligê e outros eventos literários no Estado, em parceria com ele.

Zé  Raimundo  vem  atuando como articulador da parceria da Assembleia Legislativa da Bahia com a Fligê, inclusive indicando os títulos para publicações realizadas especialmente no evento. “São livros que contam histórias da região da Chapada Diamantina”, especificou.

Dentre os títulos já publicados com o Selo, ele indicou “Cascalho”,  de Herberto Sales; “Bugrinha”, de Afrânio Peixoto; “Maria Dulzá”, de Lindolfo Rocha; “O Chefe Horácio de Matos”, de Américo Chagas, além de outros livros sob registro da Fligê. Outras publicações do Selo e também  do catálogo próprio da Alba foram distribuídas gratuitamente ao público da Fligê.

Desde a primeira edição da Fligê, em 2016, a Alba vem distribuindo  livros  através e nesta sétima edição da Feira foram entregues 3.215 livros diversos e mais 700  compondo as caixas de sete unidades da Coleção Comemorativa ao Bicentenário do 2 de Julho,  somando  um total de 3.915. São 32 títulos do Programa Alba Cultural, incluindo livros com o Selo Fligê e da também das Coleções Gente da Bahia e Mestres da Literatura Baiana.

Foto: Divulgação/Comunicação WZ

Deputado Estadual José Raimundo Fontes. Foto: Divulgação/Comunicação WZ

“Estamos distribuindo a Coleção do Bicentenário do 2 de Julho para 40 Escolas Estaduais, 24 Escolas Municipais e para a Secretaria Municipal de Educação de Mucugê” , informou a assessora da Assembleia Legislativa da Bahia, Idalina Villasboas, que coordena a participação da Alba no evento. “É gratificante realizar esse trabalho e poder testemunhar o crescente interesse das pessoas pela leitura,  especialmente a juventude. Esta é uma importante contribuição da Alba para a nossa cultura”, avaliou. 

Os kits da coleção  2 de Julho foram entregues para escolas municipais e estaduais,  estas representadas por Jucelina Ribeiro Guanaes, Diretora Territorial, Sizeania Medeiros Pacheco, Coordenadora dos Projetos  Estruturantes, e Geane Cassia Nunes Santos, coordenadora de Projetos, NTE 03. 

A professora da Uneb, Adriana Tebas, do município de Andaraí, pesquisou a literatura da Chapada Diamantina para o seu Mestrado e teve que fotografar mais de 400 páginas de “Lavras Diamantinas, de Marcelino José das Neves , edição de 1967, do acervo da Fundação Clemente Mariano. Agora está feliz com a nova edição  que teve acesso na distribuição na Fligê. “Só tenho que parabenizar a Alba e a Fligê porque este é um dos livros fundadores aqui da nossa literatura da Chapada. É  preciso divulgar isso”, disse, enquanto aguardava ansiosa entre as primeiras pessoas da fila gigante que se formou para a distribuição dos livros.

A professora Alcineia, moradora de Mucugê,  também comemorou mais esta oportunidade de ganhar os livros da Alba. “Abracei a Fligê desde o primeiro momento. E esses livros distribuídos que tratam da nossa cultura na Chapada são preciosos” , contou ela, que alegrou-se especialmente com o título “Mucugê por Mucugê “, o qual usou como referência para a sua dissertação. “Usei na verdade a transcrição do livro “, pontuou ela que conviveu com a autora, Rebeca Serra, e teve acesso à transcrição original do áudios que resultaram na publicação sobre a história da cidade.

Também participou do lançamento o representante da Secretaria de Educação do Estado,  Manuel Calasans,  assessor especial da secretária Rowenna Brito. A Secretaria Estadual de Educação é um dos apoiadores da 7ª Fligê, junto com  a Sufotur – Superintendência de Fomento ao Turismo, com parceria da Secretaria de Cultura do Estado/Fundação Pedro Calmon e Coletivos Culturais. A Feira também conta com o apoio do Governo Federal. 

Foto de Capa: Divulgação/Comunicação WZ

3 comentários em “Assembleia Legislativa do Estado distribui quase 4 mil livros na Fligê 2024”

  1. Belhaven University’s unique combination of diverse programs and majors sets it apart from other universities, including state universities. The university’s commitment to providing a holistic and personalized education ensures that students receive the attention and support they need to thrive academically and professionally. Whether pursuing their passion in the arts, honing their business skills, or making a difference in healthcare, students at Belhaven University are equipped with the knowledge, skills, and experiences necessary for success in their chosen fields.

    Responder
  2. ​Education has always been a transformative journey, empowering individuals to reach for their dreams and aspirations. Whether you are looking for a renowned institution to pursue your passion for higher education or seeking opportunities to enhance your skills and knowledge, finding the right university is crucial. Belhaven University, standing as a beacon of academic excellence, has been fulfilling this role for countless students over the years. With a reputation built on dedication to student success.

    Responder

Deixe um comentário