redacao@jornaldosudoeste.com

Assistência Social de Itambé inicia Curso de Culinária do Projeto Gastronômico Internacional

Publicado em

Através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Itambé, por meio da Secretaria de Assistência Social, e o Governo do Estado da Bahia, foi iniciado da última terça-feira (25), e segue até a próxima quinta-feira (27), o Curso de Culinária Ancestral, um curso prático com certificação em arte de cozinhar.

As aulas estão acontecendo num espaço especialmente preparado para receber os alunos, nas dependências do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Trinta pessoas estão sendo beneficiadas com esta iniciativa, entre elas, donas de casa, cozinheiros e pequenos comerciantes.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Norma Gama, o Curso é totalmente gratuito e faz parte do Projeto Gastronômico Internacional  Cozinha Itinerante, que já foi apresentado nos Estado Unidos e em outros países. “Os participantes vão sair deste curso aptos a atuar na área da gastronomia, especificamente, na culinária ancestral com pratos tradicionais da culinária baiana”, informou a secretária.

As aulas estão sendo ministradas pelo professor de gastronomia Roberto Santana, que além de apresentar informações de culinária, também destaca, durante as aulas, a importância do curso como alternativa de economia solidária. Durante três dias, os alunos aprendem a fazer diversas iguarias como mungunzá, sarapatel, xinxim, feijoada, rabada, quiabada, moqueca de ovo, galinha de molho pardo, entre outros pratos.

Para o prefeito municipal, Eduardo Gama, esta é uma grande oportunidade para os participantes aprenderem uma nova profissão ou se capacitar. “São aulas de excelente qualidade para quem busca aprender uma profissão e, quem sabe, até abrir o seu próprio negócio para aumentar a renda familiar”, destacou o prefeito, lembrando que um dos objetivos na área Social do Município será a capacitação profissional das pessoas para o mercado de trabalho.

A realização do Curso de Culinária Ancestral é da ACFBA, com o apoio da Prefeitura de Itambé, através da Secretaria de Assistência Social; Fundo de Cultura; Governo do Estado da Bahia; e deputado estadual Rosemberg Pinto.

Deixe um comentário