Por Nicolaia Carneiro ASCOM/PMI
“Há de se cultivar a semente para que nasçam bons frutos”. Com essa filosofia de trabalho, o Programa Social Guarda Mirim vem fazendo diferença na vida de crianças e adolescentes itambeenses, através de uma série de ações socioeducativas.
Como parte da sua proposta de fortalecer os valores patrióticos, no último sábado (17), a Guarda Mirim promoveu uma Cerimônia Cívica na Praça da Bandeira, com o objetivo de celebrar a Proclamação da República, comemorada em 15 de novembro, e o Dia da Bandeira, comemorado em 19 de novembro.
O ato contou com a participação do comandante da Guarda Civil Municipal GCM CMT Gilberto Leite; da coordenadora da Guarda Mirim GCM Érica Oliveira; do instrutor de Ordem Unida GCM Alan Freitas; dos Guardas Municipais Áquila Nascimento e José Eduardo; além de representantes da comunidade que acompanharam de perto a apresentação.
Guarda Mirim fortalecida
Para fortalecer a atuação socioeducativa da Guarda Mirim no município, recentemente o prefeito Eduardo Gama sancionou a Lei Municipal nº 373/2018. Com a publicação, o programa passou a ser supervisionado e dirigido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Guarda Civil Municipal de Itambé.
“A nossa intenção é ampliar o desenvolvimento socioeducativo dos participantes e fortalecer a sua integração junto à sociedade. Neste programa, os jovens são estimulados a participar de atividades exclusivamente relacionadas à aprendizagem e são orientados sobre o exercício da cidadania”, destacou o prefeito.