Em todo o Estado, já são 111 municípios em situação de emergência, a maior parte por estiagem, mas também por causa de chuvas e tempestades
Por Agência Brasil 61
A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em sete cidades da Bahia atingidas pela estiagem. São elas: Canudos, Central, Coribe, Iramaia, Nova Redenção, Palmas de Monte Alto e Pilão Arcado.
Em todo o Estado, já são 111 municípios em situação de emergência, a maior parte por estiagem, mas também por causa de chuvas e tempestades.
Com o reconhecimento federal de situação de emergência, estados e municípios podem solicitar recursos para ações de resposta ao desastre natural. O repasse pode ser usado de três maneiras, como explica o coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil.
“Os recursos da defesa civil nacional podem ser empregados de três formas: socorro da população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas pelo desastre”
Todo o procedimento de solicitação de recurso deve ser feito pelo S2iD, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.
Ainda no Nordeste, as cidades de Bodó, Passa e Fica, e Passagem, no Rio Grande do Norte, e Itaporanga, na Paraíba, também entraram em situação de emergência devido à estiagem.
Para saber mais sobre as ações de Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.