redacao@jornaldosudoeste.com

Bafômetro: Senado quer maior rigor contra motoristas embriagados

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Mais de 200 mil pessoas são hospitalizadas por conta de acidentes

Por Max Gonçalves/ Agência Voz

Teste do bafômetro obrigatório para os motoristas que se envolverem em acidentes. É o que pretende uma proposta de alteração do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) apresentada pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES). O senador defende também que acidentes que provocarem mortes, tecnicamente classificados como homicídio culposo de trânsito, passem a ser enquadrados como crime inafiançável.

A Comissão de Segurança Pública do Senado deu parecer favorável à proposta do teste de alcoolemia obrigatório no fim de 2024. Seguindo os trâmites regimentais da Casa, o projeto agora vai para a análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Como o Congresso Nacional encontra-se em recesso, a proposta deve ser examinada só em fevereiro.

Dados do Ministério da Saúde revelam que, no Brasil, em média, mais de 30 mil pessoas perdem a vida anualmente, em decorrência de acidentes de trânsito. Mais de 200 mil pessoas são hospitalizadas por conta de acidentes, o que gera um custo total de cerca de R$ 350 milhões para o setor de saúde.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, entre janeiro e novembro de 2024, foram registrados 3.507 acidentes de trânsito com motoristas embriagados no país, com 178 mortes e 2.828 feridos

Somente na semana do Natal, a operação especial de fim de ano da Polícia Rodoviária Federal realizou 68 mil testes de alcoolemia, gerando 1.565 motoristas autuados e 97 detidos por dirigirem embriagados.

Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745