Por Ascom/ SJDH
A Bahia é o primeiro estado do Brasil a implementar a Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência. Esse modelo de exame possibilita a identificação mais precisa do nível de suporte para cada tipo de deficiência, levando em conta fatores biológicos, psicológicos e sociais no processo que as tornam Pessoas com Deficiência. As principais características do projeto-piloto dessa avaliação serão apresentadas nesta sexta-feira (7), às 16h, pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Responsável pela pauta na Bahia, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), participa da live, que será transmitida, ao vivo, pelo canal youtube.com/@mdhcbrasil.
A proposta da live é orientar os estados sobre as etapas para implantar o sistema; apresentar os objetivos a serem alcançados pelo projeto-piloto; além de mapear os perfis; e destacar os serviços e as regiões selecionadas para o desenvolvimento da ação. Nessa reunião estarão representadas as Secretarias Nacionais dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), e da Política de Cuidados e Família (SNCF), ambas vinculadas ao MDHC; a Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef), instância da SJDH; a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e o Banco Mundial, que apoia o projeto-piloto da Avaliação Biopsicossocial.
A iniciativa integra o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver sem Limite, lançado pelo governo federal e aderido pela Bahia em 2024, através da SJDH. Para implementar a proposta na Bahia, a SJDH e o MDHC assinaram um Acordo de Cooperação Técnica por ocasião do Setembro Verde do ano passado, período em que são estimuladas ações pela inclusão de pessoas com deficiência e pelo combate ao capacitismo, ou seja a discriminação dessas pessoas. O projeto-piloto traz inovações para o atendimento e a promoção das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência no país e possibilitará a utilização do Sistema Nacional de Avaliação da Deficiência – SISNADEF.
Serviço
O que: Live de apresentação da Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência e implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Deficiência – SISNADEF
Quando: 07/03, 16h
Onde: Youtube.com/@mdhcbrasil
Foto: Janaína Neri/ Via Gov.br
Découvrez à quoi correspond chaque indice des chasses aux trésors présents en jeu ainsi qu’une estimation de
leur difficulté.
tw2xb1