redacao@jornaldosudoeste.com

Bahia: Seinfra espera redução de acidentes em estradas baianas no período junino

Publicado em

Devido às campanhas educativas e investimento em equipamentos, os número de acidentes caem cada vez mais

Por: Nathália Ramos Guimarães/Brasil 61

Balanço realizado pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) aponta que durante o período junino (13 a 30 de junho) de 2022 houve uma redução de 42% nos acidentes registrados, em comparação com o mesmo período de 2013. Com o acompanhamento e aprimoramento da segurança viária nas estradas baianas, espera-se uma nova queda nos acidentes.

O superintendente de Infraestrutura de Transporte da Seinfra, Saulo Pontes, explica que quando o período junino se aproxima, há uma maior movimentação nas estradas e com isso, aumento de acidentes. “A estatística nos mostra um aumento de quase 15% no número de acidentes por dia, principalmente pela falta de atenção à sinalização vertical e horizontal, excesso de velocidade acima da média permitida e ultrapassagem em faixa contínua”, informa.

Segundo ele, a imprudência dos motoristas é responsável por cerca de 83% dos acidentes no período de São João. Mas com campanhas educativas, investimento em equipamentos, fiscalização e recuperação de estradas, os número de acidentes caem cada vez mais. Desde 2018 foram investidos R$ 56,7 milhões na compra de radares fixos e móveis, assim como de etilômetros ( “bafômetro”) para ações de fiscalização em rodovias — e também na instalação de balanças móveis para controlar o tráfego de veículos pesados. 

Além disso, Pontes aponta a colaboração constante com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). “Como a utilização de bafômetros, radares e a Campanha Pista não é Pasto, proibindo animais soltos na pista.”

Recomendações de segurança

Para que os acidentes continuem diminuindo, o superintendente alerta que a conscientização dos motoristas é fundamental. “Com a revisão do carro às vésperas da viagem, para evitar acidentes de defeito mecânico. Atenção redobrada, repito, na sinalização horizontal e vertical. E o mais importante: Se beber, não dirija”, adverte.

Foto de Capa: José Cruz/Agência Brasil

Deixe um comentário