Programa de Resgate de Flora (PRF) visa promover a conservação da biodiversidade
Por Imprensa Darana RP
A BAMIN realizou a doação de aproximadamente 1.500 mudas de variadas espécies de árvores nativas da Mata Atlântica para a cidade de Itapetinga, localizada no centro-sul baiano. Essas mudas foram selecionadas através do Programa de Resgate de Flora (PRF) da companhia que visa a preservação de espécimes da flora, como plântulas, sementes, epífitas, bromélias, dentre outros.
A doação foi destinada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itapetinga (SEMMA-IT) e ao Parque Municipal da Matinha (PMM), com objetivo de contribuir com iniciativas do município relacionadas aos projetos de recomposição de mata ciliar e de áreas públicas como praças, parques e margens do Rio Catolé.
“Essa doação de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica para Itapetinga reflete o compromisso da BAMIN com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da região. Importante ressaltar que as espécies resgatadas são utilizadas pelo Programa de Compensação Florestal (PCF) e por ações programadas para atendimento ao Programa de Educação Ambiental (PEA), ambos também integrantes do Plano Básico Ambiental da BAMIN”, explica Bárbara Buss, analista de meio ambiente da BAMIN.
Esse programa também realiza a reintrodução e replantio dessas espécies em áreas de soltura adequadas, garantindo a preservação do ambiente natural e o fortalecimento da biodiversidade.