Na manhã desta segunda-feira (2), bancários de Vitória da Conquista promoveram uma manifestação, na Praça Barão do Rio Branco, para esclarecer a população sobre os riscos do sucateamento e da privatização dos bancos públicos.
O Governo Temer anunciou e vem promovendo a venda e concessão de mais de 55 empresas públicas. Os próximos afetados podem ser os bancos, o que entregaria ao capital privado um setor estratégico da economia brasileira. “O Governo ilegítimo Temer e seus aliados querem aproveitar esse momento de crise para negar direitos, que duramente nós e outros conquistamos com muita luta. Propõem a privatização e entrega das empresas públicas rentáveis, que são patrimônio da população brasileira para o capital privado, explorador e escravista. Esse é um Governo que não pensa no povo, uma gestão que tomou por golpe o país. Nesse momento devemos juntar força para lutarmos contra esse desmonte do capital público no país. Não à privatização!”, ressalta Luiz Gonçalves, bancário do BB.
A semana segue com um calendário de mobilizações também em outras cidades da base do Sindicato dos Bancários de Vitoria da Conquista e Região. Amanhã (3), os bancários de Brumado estarão mobilizados em frente aos bancos públicos, às 9h. Já na quarta-feira (4), a mobilização acontecerá em Itapetinga, também na frente dos bancos públicos, às 9h. Na quinta-feira (5), a categoria se manifestará em Poções, às 9h.