O governador Rui Costa se reuniu na sexta-feira (8) com 29 prefeitos da região em Belo Campo, onde discutiu a implantação de Consórcios nas áreas de Saúde e Infraestrutura. No caso dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, o modelo proposto irá priorizar a construção de equipamentos que atendam áreas com uma média de 500 mil habitantes. O objetivo é dar maior Assistência de Média Complexidade, como a realização de exames médicos, por exemplo. Na área de Infraestrutura, o governador propôs a criação de Consórcios para a aquisição de máquinas para patrulhas e usinas móveis de asfalto.
Durante entrevista ao jornalista Elton Becker no programa Conquista de Todos, da Band FM, o deputado Zé Raimundo chamou a atenção para a ausência de um município na reunião com o governador: Vitória da Conquista. “Deveriam ser 30 municípios, mas o prefeito de Vitória da Conquista, lamentavelmente, não compareceu mais uma vez, demonstrando a sua total irresponsabilidade com as soluções coletivas. Cobra do governador, cobra dos deputados, mas ele não estava lá para ajudar a encontrar uma solução e isso é democracia”, criticou.
O deputado Zé Raimundo ressaltou ainda que de forma democrática, todos os prefeitos, independente dos partidos, estiveram presentes. “Se trata ali de uma agenda administrativa, de problemas regionais e hoje esse é o método do governador Rui Costa: discutir, ouvir os gestores, ouvir a população e encontrar soluções regionais mais baratas, mais eficazes e que tragam resultado na vida das pessoas”, explicou.
O deputado federal Waldenor Pereira, também criticou a ausência do prefeito Herzem Gusmão no evento: “A ausência revela infelizmente, mais uma vez, o despreparo da Administração Municipal para tratar de um assunto de tamanha relevância, que é a questão de Saúde. Olha que ele quando oposição, na campanha eleitoral, criticou fortemente o Sistema de Saúde de Vitória da Conquista, assumiu o compromisso com a população que iria fazer uma revolução na área de Saúde, que não é o que estamos acompanhando. A população de Vitória da Conquista tem reclamado do fechamento de Postos de Saúde, a ausência de médicos em várias Unidades de Saúde, a falta de medicamentos, portanto, do pleno funcionamento dessas Unidades”, disse.
Ainda segundo Waldenor, alguns gestores reclamaram da ausência do prefeito na reunião e em outras reuniões promovidas por Associações da região: ” Essa atitude revela um desinteresse do prefeito de se associar a outros municípios na luta pela construção de um Sistema de Saúde de melhor qualidade, de melhor eficiência, que responda com maior qualidade às demandas da população de Vitória da Conquista e região”, concluiu o parlamentar.