redacao@jornaldosudoeste.com

BELTRÃO GOMES ATAÍDE & TEREZINHA MACHADO ATAÍDE

Publicado em

BELTRÃO GOMES ATAÍDE

*12-05-1922†27-02-2006

TEREZINHA MACHADO ATAÍDE

*25/08/1939†13/07/2008

 Beltrão Gomes Ataíde, filho de Virgílio da Costa Ataíde e Ana Angélica Gomes Ataíde, domiciliados no Esconso, nasceu no dia 12 de maio de 1922, na localidade Fazenda Esconso, sediada no município Bom Jesus dos Meiras, hoje Brumado, estado da Bahia. O seu batismo foi realizado em 23 de junho de 1922 pelo Padre José Dias Ribeiro da Silva. Padrinhos: o tio José Vicente Gomes e a avó paterna Regina Gomes.

O casal Virgílio da Costa Ataíde e Ana Angélica Gomes Ataíde teve os filhos: Neblino (1916); Maria (1917); José (1920); Beltrão (1) em 1921 Beltrão (2) (o biografado) (1922); Emília(1924); Hilda, Valmira, Alzira, Aurezino e Edvaldo Gomes Ataíde.

Na trajetória da sua infância e adolescência, Beltrão frequentou, juntamente com seus irmãos, primos e amigos, as fazendas dos familiares: Lagoa da Onça, Cabaceira e residências na cidade de Brumado, com muitas diversões da época.

Cursou até a 4a série do primeiro grau, frequentando aulas particulares na própria residência paterna, na fazenda Esconso, com ensinamentos das professoras D. Rosa Soares e Senhora Zezinha Viana.

Desde cedo, teve como espelho a figura exemplar do seu pai Virgílio que, apesar da pouca escolaridade, exerceu a profissão de comerciante, com casa comercial localizada na Fazenda Esconso, em Bom Jesus dos Meiras, hoje município de Brumado.

 Atuou ainda na política nesta Comarca como membro do Conselho Municipal e depois como Vereador eleito pelo povo, empossado em 13 de janeiro de 1948, juntamente com os vereadores eleitos na mesma gestão: Abílio da Silveira Maia, Euvaldo dos Santos Azevedo, Hermes Alves Teixeira, José Borges Sampaio, Job Pereira Santos, Libério Alves Maia, Manoel Joaquim Santos Carvalho, Miguel Salu Dias, Nilton Lima Vasconcelos, Venceslau Rizério de Carvalho e Gerson dos Santos Azevedo.

Dentre as muitas ações prestadas ao município por Beltrão, destaca-se o incentivo para a construção de escolas municipais nos povoados. Foi homenageado nomeando uma escola na Fazenda Esconso. Essa escola foi muito importante para toda a comunidade dessa localidade, principalmente pelos ensinamentos através do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), que propunha a alfabetização funcional de jovens e adultos, permitindo-lhes condições de aprendizado. As aulas eram ministradas em horário noturno, com ensinamentos da professora Teresinha Machado Ataíde, o que permitiu a alfabetização de muitos lavradores e donas de casa.

 Funcionava pelo Estado no turno diurno, até a 4a série do primeiro grau (hoje ensino fundamental I), com ensinamentos das professoras Maria de Lurdes Viana, Donatila Lobo, Henaide Machado Carmo, Iany Machado, Marinalva Dias e Idalba Brito. Pelo Município, as aulas eram ministradas pelas professoras Teresinha Machado Ataíde e Maria Gomes Ataíde.

Antes do casamento oficial, Beltrão, ainda solteiro,  num relacionamento com Rita Meira Lessa tiveram os seguintes filhos: Zilva Ataíde Pina nascida em 1955 , Zenilto Gomes Ataíde nascido em 1956, e Zeni Lessa. O processo de DNA para comprovação da paternidade teve resultado positivo e está em andamento para a retificação dos nomes se necessário.

Em 06 de janeiro de 1958, Beltrão Gomes Ataíde casou-se no civil, aos 35 anos de idade, com Teresinha Viana Machado, nascida em 25 de agosto de 1939, com 18 anos de idade. Após a cerimônia, ela passou a assinar Teresinha Machado Ataíde. O ato foi realizado em audiência especial na residência dos pais da noiva, Alvino José Machado e Edith Viana Machado, evento oficializado pelo Juiz de Direito Walter Barbosa da Silva.  O casamento religioso foi celebrado pelo Padre Antonio Fagundes perante as testemunhas: Armindo Azevedo e José Carvalho.

 Foram testemunhas por parte do noivo: Sr. Armindo dos Santos Azevedo, Sr. Sebastião Meira Santos, Sra. Maria Dolores Viana Machado e Sra. Zilma Cardoso; por parte da noiva: Sr. José Leal Ivo de Carvalho e sua esposa D. Nilza Neves de Carvalho, senhor José Rizério de Carvalho e sua esposa Ethelinda Silveira Rizério de Carvalho. Na mesma data, realizou-se o casamento no religioso na Igreja Matriz de Brumado, ato oficializado pelo Padre Antônio da Silveira Fagundes, perante as testemunhas: Sr. Armindo dos Santos Azevedo e Sr. José Leal Ivo de Carvalho.

 Dessa união, nasceram os filhos: Eliana (1958) (professora), Eliomar (1959) (bancário e comerciante), Edmilson (1960) (agricultor), Edilene (1961) (professora), Edvana (professora com ensino médio completo) e Elma Ataíde (Doutora em agronomia e professora universitária).

            O casamento perdurou por 48 anos. Beltrão Gomes Ataíde manteve um convívio de amor, tolerância e compreensão com a esposa e os filhos, orientando estes para uma formação social digna e o enfrentamento da vida com honradez e moral elevada, através de exemplos, ensinamentos e conselhos. Esses ensinamentos perpetuam na memória dos filhos que, orgulhosos, rememoram, com saudade, a convivência com os pais.

            É importante registrar a religiosidade e o compromisso de Beltrão e de sua esposa Dona Teresinha na preservação da Igrejinha “Nossa Senhora da Conceição”, situada na Fazenda Esconso, a qual fora construída pelo avô paterno daquele, o Capitão Beltrão da Costa Ataíde. Os avós Beltrão da Costa Ataíde e sua esposa Regina Ataíde encontram-se sepultados nessa Igreja. 

Beltrão Gomes Ataíde faleceu na Clínica São Lucas, no dia 27 de fevereiro de 2006, aos 84 anos de idade. O óbito foi atestado pela médica Clélia Fátima N. Souza, sendo declarante o Sr. Marcos do Nascimento Silva, com registro no dia 08 de março de 2006. O corpo encontra-se sepultado no Cemitério Municipal Jardim Santa Inês, em Brumado-BA.

A sua esposa Teresinha faleceu no Hospital Incor, em São Paulo, no dia 13 de julho de 2008, aos 68 anos de idade. Trasladada está sepultada, também, no Cemitério Municipal Jardim Santa Inês, em Brumado-BA.

TRAJETÓRIA POLÍTICA

Beltrão Gomes Ataíde teve uma trajetória política de atuação notável. Foi amigo de Armindo dos Santos Azevedo (prefeito por três mandatos), sempre fiel e leal ao amigo, tanto pessoal quanto político-partidário.

Exerceu o mandato de Vereador no Município de Brumado nos seguintes pleitos: de 1951 a 1955, pelo Partido Republicano (PR), no mandato de Manoel Joaquim dos Santos Carvalho (Dr. Nezinho); de 1955 a 1959, na gestão do Prefeito Armindo dos Santos Azevedo; de 1959 a 1963, na gestão do Prefeito Manoel Fernandes dos Santos (PR); de 1963 a 1967, no mandato do Prefeito Armindo dos Santos Azevedo. Fez inúmeras indicações e participou de diversas Comissões permanentes da Casa e da Comissão Especial de tomada de contas do Prefeito. Deixou de atuar como vereador devido a problema de saúde.

Além da atuação mencionada, seguindo a vocação do seu pai Virgílio e do avô paterno Capitão Beltrão da Costa Ataíde, exerceu a profissão de comerciante com casa comercial sediada na sua fazenda Esconso, estabelecimento mencionado pelo seu amigo Dr. Antônio Rizério Leite (Advogado) no jornal “A Tarde” da Comarca de Salvador, capital do estado da Bahia, denominando o estabelecimento de “O Senado Escocês” por sediar reuniões partidárias e encontros de amigos: Dr. Fernando Azevedo (filho do Sr. Armindo Azevedo), Sr. Geraldo Cerqueira, Sr. Evan Azevedo, Sr. Gilson Brito, entre outros. Além de comerciante, atuou ainda como agricultor e pecuarista.

No período de sua atuação política, apoiou vários políticos, como Antônio Carlos Magalhães, Governador do Estado da Bahia, e o Presidente Juscelino Kubitscheck que, após o seu mandato como Presidente, agradeceu-lhe o apoio recebido em carta manuscrita, conforme abaixo:

“PRESIDENTE DA REPÚBLICA”

            “Ao aproximar-se o término do meu mandato, venho manifestar-lhe, de modo especial, o meu reconhecimento pelo seu patriótico apoio à luta que travei para conduzir a pleno êxito a causa do desenvolvimento nacional.

            Sinto-me satisfeito em poder proclamar que, na Presidência da Republica, não faltei a um só dos compromissos que assumi como candidato. Mercê de Deus, em muitos setores realizei além do que prometi, fazendo o Brasil avançar, pelo menos, cinquenta anos de progresso em cinco anos de Governo. Pude ainda, através da operação Pan-Americana, despertar as esperanças e energias dos povos americanos para o objetivo comum do combate ao subdesenvolvimento. E todo esse esforço culminou no cumprimento da meta democrática, quando o nosso País apresentou ao mundo um admirável espetáculo de educação política, que me permite encerrar o mandato num clima de Paz, de ordem, de prosperidade e de respeito a todas as prerrogativas constitucionais.

            Sejam quais forem os rumores da minha vida pública, levarei comigo, ao deixar o honroso posto que me confiou a vontade popular, o firme propósito de continuar servindo ao Brasil com a mesma fé, o mesmo entusiasmo e a mesma confiança nos seus altos destinos”.

                                                             Juscelino Kubitscheck

                                                             Brasília -1961

Era seu objetivo político atender as classes sociais menos favorecidas que culminou com o carinho de seus eleitores, por quem era querido e respeitado, porquanto desenvolvia um trabalho que levava o bem-estar social às pessoas, sem distinção partidária ou preconceito de qualquer natureza.

Durante os seus mandatos de vereador, apresentou muitas indicações, como as de cunho educacional: construção de escolas, pedido de nomeação e efetivação de professores, tanto na zona urbana quanto da zona rural.

É importante mencionar a conquista alcançada em 5 de abril de 1959 – final do segundo mandato (1955/1959) do Prefeito Armindo dos Santos Azevedo –, com a aprovação do projeto de construção da “Ponte sobre o Rio do Antônio”, no local denominado Cachoeira, município de Brumado, dando acesso aos municípios de Terra Vermelha, Jatobá, Jânio Quadros, entre outras localidades circunvizinhas, a qual foi inaugurada com o nome de “Virgílio da Costa Ataíde”, uma homenagem a seu pai, desejo acalentado pelo Capitão que, também, foi membro ativo do antigo Conselho Municipal – órgão Legislativo – por muitos anos e ex-vereador eleito pelo povo, no primeiro mandato do prefeito Armindo dos Santos Azevedo. Portanto, uma Justa homenagem. O Vereador Paulo Afonso Valverde Chaves requereu à Casa que fosse transcrito em ata o discurso do Prefeito Armindo dos Santos Azevedo, na íntegra, relativo ao ato inaugural da Ponte Virgílio da Costa Ataíde.

Em 08 de maio de 1964 Beltrão Gomes Ataíde usou a Tribuna da Câmara e fez homenagem póstuma pelo falecimento do colega vereador Miguel Joaquim de Castro Mirante ocorrido em 01/05/1964 e solicitou à Casa o devido tributo e que fosse inscrito nos anais da Câmara.

Em 07 de abril de 1965 fez moção de pesar pelo falecimento do Dr. Antonio   Mourão Guimarães,  ocorrido em Belo Horizonte no dia 15 de fevereiro de 1965, diretor e presidente da empresa Magnesita S.A.

TITULOS E HOMENAGENS RECEBIDAS:

● Em 15 de setembro de 1980, filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

● Membro do Colégio de Conselheiros da Fundação Hospitalar de Brumado, posteriormente, denominado Hospital Professor Magalhães Neto;

● Membro da fundação da União Recreativa de Brumado, fundada em 08 de dezembro de 1954, propugnando pela construção da sede própria;

● Sócio e membro fundador da Cooperativa Agropecuária Brumadense de Responsabilidade Ltda.;

● Sócio e membro fundador do Clube Social, Cultural e Recreativo de Brumado (CSB), fundado em 13 de maio de 1972.

● Agraciado pelo Tiro de Guerra 06/024 com o diploma “Amigo do Tiro de Guerra” pelos relevantes serviços em benefício da entidade;

●  Homenagem póstuma recebida na Câmara de Vereadores, no dia 14 de março de 2006.

● Nominou uma escola pública municipal na Fazenda Coqueiro.

● Nominou uma escola localizada na cidade de Brumado na Fazenda Piabanha – Escola Beltrão Ataíde.

Beltrão honrou e dignificou a família e os brumadenses pela sua trajetória de vida honrada, atuação social e política, exemplo para os que o conheceram e com ele compartilharam experiências de vida.

FONTES:

Elma Machado Ataíde Doutora em Agronomia – Produção Vegetal/UNESP, filha de Beltrão, a quem agradecemos pelo fornecimento dos dados; Pesquisas em atas da Câmara Municipal de Brumado.

Deixe um comentário