Em um mundo cada vez mais digital e acelerado, é fácil se afastar do poder restaurador da natureza
por Tamer Comunicação
Em um mundo cada vez mais digital e acelerado, é comum perdermos contato com a restauradora influência da natureza. No entanto, estudos científicos recentes confirmam que estar em contato com a natureza traz benefícios significativos para a saúde, tanto física quanto mental.
Essa relação é tão importante que em 2005, o jornalista Richard Louv criou o termo “Transtorno do Déficit de Natureza” (TDN) em seu livro “Last Child in the Woods” (LCW) nos Estados Unidos. Esse termo é usado para se referir a problemas de saúde física, mental e emocional decorrentes da falta de contato com a natureza.
Em um mundo cada vez mais conectado a dispositivos eletrônicos, o tempo gasto ao ar livre está se tornando escasso. No entanto, pesquisas mostram que a relação com a natureza pode ser extremamente benéfica. Por exemplo, um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Universidade Veiga de Almeida, demonstrou como a Floresta da Tijuca, protegida pelo Parque Nacional da Tijuca, contribui para a limpeza da atmosfera, removendo hidrocarbonetos e outros poluentes prejudiciais à saúde humana.
Esses dados reforçam a importância das Unidades de Conservação, que permitem o contato direto com ecossistemas preservados, e da iniciativa Um Dia No Parque. Esse evento anual tem como objetivo incentivar pessoas, famílias e comunidades a explorarem as maravilhas das Unidades de Conservação, como parques e reservas. Neste ano, o evento ocorrerá no dia 23 de julho em várias regiões do país, para todos os públicos. A escolha dessa data é uma homenagem à Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que completará 23 anos no dia 18 de julho.
Estudos mostram que estar próximo à natureza está associado a melhorias em vários aspectos de saúde e bem-estar, como redução da pressão arterial, diminuição dos hormônios relacionados ao estresse, melhora dos batimentos cardíacos, do humor e da função cognitiva, entre outros. O Um Dia No Parque é uma oportunidade de cuidar da saúde de forma harmoniosa, divertida, gratuita e eficiente, fortalecendo a relação entre parques saudáveis e pessoas saudáveis, como explica Mariana.
Além dos benefícios mencionados, o contato com a natureza também proporciona vantagens para a saúde física. Isso inclui fortalecimento do sistema imunológico, redução do estresse e aumento da atividade física, como caminhadas, trilhas e outras atividades ao ar livre, o que contribui para melhorar a aptidão física e reduzir os riscos de doenças crônicas.
No âmbito da saúde mental, estar em contato com a natureza também traz benefícios. Isso inclui a redução da ansiedade e depressão, proporcionando uma sensação de calma e tranquilidade, estimulando a criatividade e o pensamento inovador, e aumentando a felicidade e o bem-estar, melhorando a qualidade de vida de forma geral.
Estudos publicados no The World Journal of Biological Psychiatry mostraram que incorporar atividades ao ar livre e momentos de conexão com a natureza em nossa rotina diária pode até mesmo alterar a estrutura cerebral, aumentando a massa cinzenta no córtex pré-frontal, região envolvida no planejamento, regulação das ações e desempenho cognitivo. Por esse motivo, é fundamental incluir caminhadas em contato com a natureza, meditação ao ar livre ou simplesmente passar tempo em um ambiente natural relaxante. Profissionais da saúde, como a fisioterapeuta Luciana Nogueira, reconhecem e buscam aproveitar esses benefícios em seus tratamentos.
Compreender o poder curativo da natureza é essencial para uma sociedade mais saudável e resiliente. Por isso, o tema do Um Dia No Parque 2023 chama a atenção das pessoas para cuidarem das Unidades de Conservação e lembra dos benefícios da natureza para a saúde física e mental.