Em novembro deste ano, receberemos mais uma edição da Black Friday, evento anual que geralmente começa às sextas-feiras, com muitos descontos e promoções imperdíveis. Para tanto, decidimos elencar as 6 melhores dicas para sabermos usar bem o dinheiro e não sair no prejuízo!
Planeje o que você vai comprar
Antes de tudo, tenha em mente que não são todos os produtos de determinada loja que ficarão com 70% de desconto. Na verdade, a Black Friday coloca promoções graduais em parte do estoque da loja, ou seja, você vai encontrar desde produtos com descontos incríveis que beiram os 80% até produtos que quase não tiveram o seu valor alterado. Por isso, já faça uma listinha com todas os produtos que você quer comprar e comece por isso. Depois de realizada a compra do importante, pode se soltar mais e averiguar outras oportunidades.
Vá em grupo
Até mesmo para auxiliar no planejamento, discutido na dica anterior, dê preferência para compras em grupo. Com mais pessoas, existem mais pontos positivos e facilidades. Se vocês forem em grandes lojas, uma pessoa pode ficar com o carrinho enquanto as outras procuram cada uma algum produto específico.
Além do que, com amigos e familiares, a segurança e cuidado contra roubos (sobretudo no exterior) são muito maiores e, no fim, é possível dividir diversas outras despesas!
Aproveite as compras on-line
Outra excelente dica é a compra pela internet. Para as pessoas que não gostam muito de movimento e preferem fazer suas compras do aconchego de casa, vale muito a pena dar uma olhada nos sites que aderem à Black Friday, neste ano de 2018.
Em todo caso, é sempre importante tomar algumas precauções, como sempre verificar o protocolo https antes de todos os links, para que você tenha certeza de que está fazendo uma compra segura; procure sempre por sites conhecidos ou dos quais você já recebeu indicações de amigos; verifique sempre os valores das compras e nunca passe dados de seu cartão de crédito diretamente via e-mail.
Se atente com as parcelas
A Black Friday é boa justamente pelos preços baixos. Mas, e se estes valores puderem ser parcelados? Como eu faço?
Bem, primeiramente, é aconselhado que todas as compras sejam feitas à vista, mesmo porque os valores da Black Friday, mais baixos, já compensam para o bolso do consumidor. Mas, se você acha melhor para o seu orçamento uma compra em parcelas, não tenha medo. Entretanto, sempre verifique e dê prioridade para parcelas sem juros. Em alguns casos – com juros – você pode acabar pagando o mesmo preço que o produto tinha antes da redução.
Já pense nos presentes
Como a Black Friday sempre acontece próxima das últimas semanas de novembro, não deixe de já pensar em presentes para datas festivas, como o natal, que acontece logo depois. Essa é uma ótima dica para você não se afundar em dívidas e atrasos quando as festas de fim de ano estiverem chegando. De todo modo, também vale a pena pensar em aniversários próximos!
Não deixe a logística de lado
E, por fim, mas não menos importante, saiba que a logística para compras, sobretudo as presenciais, é fundamental para todo consumidor. Sempre verifique os horários de abertura e fechamento das lojas, veja os comentários nas avaliações do Google e procure descobrir se o estabelecimento geralmente tem filas grandes, se a compra é por emissão de senhas, etc.
Boas compras!