redacao@jornaldosudoeste.com

Brasil fala sobre cobertura universal de saúde como base para economia durante G20

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Janary Damacena

Os investimentos em saúde e o impacto da dívida nesse setor foram destaques no encontro da Força-Tarefa Conjunta de Finanças e Saúde do G20, realizado na última semana nos Estados Unidos. Representando o Ministério da Saúde do Brasil, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, Carlos Gadelha, participou do evento e enfatizou a importância de garantir a cobertura universal de saúde como base para uma economia justa e sustentável.

De acordo com Gadelha, é preciso repensar o financiamento global da saúde, focando nos determinantes sociais, como educação e saneamento, para melhorar a qualidade de vida das pessoas. O secretário explicou que a saúde não pode ser vista apenas como um gasto, pois é um investimento que gera empregos, promove parcerias e reduz a dependência da dívida.

Durante o evento, a delegação brasileira apresentou a visão de que a inovação na saúde pode trazer crescimento econômico, além de melhorar o acesso da população a medicamentos e tratamentos essenciais. Além disso, Carlos Gadelha também cumpriu compromissos nos Estados Unidos na agenda “Fabricação Regionalizada de Vacinas (RVMC): Impulsionando a Sustentabilidade por meio de Demanda Previsível”.

Por fim, o secretário também participou da 5ª Reunião Ministerial Anual do Grupo de Amigos da Cobertura Universal de Saúde e da Saúde Global. Esses eventos fazem parte da estratégia do Ministério da Saúde em repensar a forma como são financiados os sistemas de saúde a nível mundial para alcançar a cobertura universal de saúde e resolver os gargalos no atendimento à população.

Foto: Dayele Franco/ Durante G20

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 744