Por Redação
A pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) atingiu em cheio a economia do país e, tem sido danosa principalmente para pequenos e médios empresários de diferentes segmentos. O setor cultural é um dos que mais estão sendo penalizados, pois dependem de plateia e aglomerações em espaços fechados ou abertos, muitos deles financiados ou apoiados por entes públicos, o que agrava a situação em razão não apenas da ausência de políticas culturais nos três níveis de poder e dos cortes orçamentários.
Segundo dados do extinto Ministério da Cultura, o setor cultural é responsável pelo emprego de mais de cinco milhões de pessoas e movimenta, em média, R$ 170 bilhões anualmente. A paralisação das atividades motivadas pelas medidas restritivas adotadas pelos Governos Estaduais e municipais para funcionamento de atividades consideradas não essenciais, as culturais, entre elas, e consequentemente o fechamento de equipamentos destinados às atividades e a contratação, por Prefeituras Municipais, de shows para animar eventos, tem contribuído para o aumento do número de demissões de artistas e do pessoal de apoio, que sem acesso à benefícios governamentais enfrentam dificuldades para, inclusive, se alimentar.
A situação é ainda mais grave para artistas que ainda não conseguiram o estrelado e, apesar da qualidade do trabalho, são pouco reconhecidos.
Em Brumado, um grande número de artistas encontram-se nessa situação, a exemplo do grupo da Equipe de Animação que atua nos shows realizados pelo promoter Marcos Antônio Cardoso, da Kezinha Produções [Espetáculo musical a Casa do Mickey Mouse, Musical Infantil Galinha Pintadinha e O Circo Mágico Disney, entre outros, com a participação dos personagens Olaf, Moana, Toy Story, Homem Aranha, Lady Bug e Patrulha Canina]. Contratados por eventos, com a pandemia esses artistas, talentosos mas praticamente anônimos, estão atravessando grandes dificuldades e sobrevivendo das ações desenvolvidas pelo promoter junto a empresários e a solidariedade da população.
Para contribuir com esses profissionais, que tanta alegria levam, principalmente às crianças de expressivo número de municípios da macrorregião e do Norte de Minas Gerais, o promoter Marcos Antônio – Kezinha – Cardoso, estará promovendo neste domingo, 21 de junho, a partir das 15 horas, uma live [Cover Show da Alegria], que conta com apoio do radialista e também promotor de eventos Alberto Eliseu – Beto Bonelly – de Jesus e da Rádio Alternativa.
A iniciativa, mais uma das muitas ações sociais desenvolvidas pelo promoter Marcos Antônio – Kezinha – Cardoso, que tem levado alento, refrigério e alegria para centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social em Brumado, agora destinada a atender às necessidades dos artistas que trabalham em seus eventos, será retransmitida pelo YouTube, através do Canal Beto Bonelly é Show, contando com a participação especial do cantor Otávio Soares e terá a participação de personagens da Equipe de Animação da Kezinha Produções – Homem Aranha, Lady Bug, Patrulha Caninha, Moana e Os Minions.
Uma programação imperdível, para toda a família, que merece o apoio da sociedade brumadense..