Por: Gisele Almeida
A baixa nos estoques de sangue em Unidades Hemoterápicas de todo o país devido à pandemia do Novo Coronavírus ainda é uma realidade. Foi pensando nisso que a Liga Acadêmica de Cardiologia e Hemodinâmica (LIACH) do Centro Universitário UniFG se mobilizou para realizar a sua primeira Campanha de Doação de Sangue em Guanambi, que acontece até esta sexta-feira, 12.
O objetivo da Campanha é conscientizar e captar doadores em potencial a fim de melhorar o estoque de sangue da Unidade da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) de Guanambi. Além disso, a Liga busca levar à população informações precisas sobre todo o processo de doação de sangue e o seu uso.
A professora da UniFG e coordenadora da LIACH, cardiologista Thaísa Ribeiro, destaca a importância de cada doação de sangue, já que uma única bolsa pode salvar até quatro vidas. “Cada gota importa. A necessidade é diária e o sangue não se compra, não se vende e é fundamental para atender os pacientes de doenças hematológicas ou mesmo os que estão nos hospitais à espera de transfusão, por isso, estamos realizando essa campanha”, ressaltou.
Dentre os principais requisitos para realizar a doação, a LIACH destaca que a pessoa precisa pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas ou fumado nas últimas duas horas. O doador ou doadora não pode ter feito tatuagem nos últimos 12 meses ou realizado exames endoscópicos nos últimos seis. Ainda é importante que o voluntário tenha dormido pelo menos seis horas nas 24 horas anteriores à doação.
Cumprindo os requisitos mencionados, basta que o doador se apresente na Hemoba, que fica localizada no Hospital Regional de Guanambi, portando um documento oficial com foto, em horário comercial, com exceção da sexta-feira, 12, dia em que esse atendimento só funcionará até meio dia.
Após a doação, como precaução, a Liga orienta que a pessoa permaneça no local por pelo menos mais 15 minutos, não fume nas duas horas seguintes, não faça uso de bebidas alcoólicas, mantenha o curativo por no mínimo quatro horas e evite realizar esforço físico nas próximas 12 horas, preservando principalme
Foto de Capa: Divulgação
Serviço
O quê? I Campanha de Doação de Sangue da Liga Acadêmica de Cardiologia e Hemodinâmica da UniFG
Quando? Até a quinta-feira, 11, das 8h às 12h e das 14h às 18h; e na sexta-feira, dia 12, das 8h às 12h.
Onde? Unidade da Hemoba, sediada no Hospital Regional de Guanambi, que fica localizado na Rua Dr. José Humberto Nunes, nº 1750, Bairro Paraíso.