Por Redação
A Prefeitura Municipal de Cândido Sales, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Expansão Econômica, em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, por meio do Departamento de Fitotecnia e Zootecnia, Setor de Caprino Ovinocultura, promoveu na sexta-feira, dia 13, o lançamento do Programa de Apoio à Caprinovinocultura do Sudoeste da Bahia (Procriar).
A iniciativa da Departamento de Fitotecnia e Zootecnia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia tem por objetivo investir, por meio de capacitação dos atores e assistência técnica, no fortalecimento da estrutura familiar rural, utilizando a cadeira produtiva da caprino-ovinocultura como ferramenta para geração de renda e oportunidades de trabalho no campo.
O lançamento do Programa de Apoio à Caprinovinocultura do Sudoeste da Bahia (Procriar) em Cândido Sales, que reuniu produtores de caprinos e ovinos do município, contou com a participação do médico veterinário, professor do Departamento de Fitotecnia e Zootecnia do Campus de Vitória da Conquista da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e idealizador e coordenador do projeto, Jurandir Ferreira da Cruz.
Em sua intervenção, no ato de lançamento do Programa, Jurandir Ferreira da Cruz detalhou as etapas do projeto e fez um resumo dos resultados obtidos desde sua criação, em 1997, destacando a importância da parceria formalizada com a Prefeitura Municipal de Cândido Sales. Segundo Cruz, os produtores serão capacitados para se tornar multiplicadores, aprendendo técnicas que vão auxiliar na alimentação dos animais, como o correto manejo do solo, a fertilidade e o cultivo de palma, além de aspectos veterinários (doenças, vacinas e manejo de machos e fêmeas).
O secretário municipal de Desenvolvimento e Expansão Econômica, Eduardo Pontes de Oliveira, avaliou positivamente o lançamento do projeto no município, ressaltando que a proposta atende às políticas públicas municipais de fomento às atividades produtivas, geração de emprego e renda.
Para a prefeita Elaine – Lôra – Pontes de Oliveira, a assinatura do Termo de Adesão ao Procriar vai impactar positivamente no desenvolvimento econômico e social do homem do campo. A prefeita assegurou que o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Expansão Econômica, vai dar todo o suporte necessário para os produtores envolvidos e visando o número de beneficiários.