redacao@jornaldosudoeste.com

Carnaval do Corra pro Abraço combina diversão e aprendizado

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Programa Corra pro Abraço

Na manhã da última terça (25), aconteceu o primeiro Carnaval do Corra pro Abraço de Vitória da Conquista. Durante o evento, além de se divertirem, os beneficiários do Programa tiveram momentos de aprendizado em duas oficinas especiais: uma de confecção de adereços de Carnaval e outra de percussão.

Na oficina de confecção de adereços, os assistidos usaram emborrachado, fitas de cetim e brilhos para criar tiaras e brincos. Também foram feitas maquiagens com muito glitter e cor neon, além de pinturas corporais inspiradas na Timbalada. Tudo isso ao som de clássicos do Carnaval dos anos 90. “O pessoal foi soltando a criatividade, foi se divertindo, foi dando risada”, conta Ana Clara Pina, estagiária de psicologia do Corra. “Os assistidos foram colocando nas tiaras e nos brincos a sua autenticidade”.

A oficina de percussão, por sua vez, foi dividida em etapas. Tudo começou pela confecção dos instrumentos, que foram montados e pintados pelos assistidos em dias anteriores. Já nesta terça, eles ensaiaram a música “Árvore”, do cantor Edson Gomes, e fecharam a manhã com uma apresentação que reuniu todos que estavam presentes em uma grande festa.

“Fiquei muito contente com a apresentação”, afirma o músico Rafael Gomes, que ministrou a oficina. “No mesmo dia em que a gente fez o ensaio, a gente também apresentou. Isso foi muito legal e mostra o quanto eles se interessam por isso, o quanto eles gostam de música e se dedicam, mesmo, por mais que tenham sido poucas horas para tudo acontecer”.

“Foi uma folia só, todo mundo gostou muito”, conta o arte-educador Cristiano Martins. “Eles até perderam a noção da hora, queriam ficar ali no evento curtindo. Porque estava todo mundo reunido, os técnicos do Corra, os assistidos, todo mundo junto como se fosse no Carnaval, mesmo, ali na rua, no bloco”.

Sobre o Corra pro Abraço

O Corra pro Abraço é uma ação pública de redução de danos voltada para populações em situação de vulnerabilidade. O programa atua para garantir direitos e cuidado integrais a populações em situação de rua, pessoas que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica. Para isso, dispõe de equipes multidisciplinares, compostas por profissionais de psicologia, assistência social, educação física e jurídica, redução de danos e arte-educação.

Considerado uma referência nacional no âmbito do cuidado, da garantia de direitos e no debate acerca das políticas sobre drogas, o Programa aproxima seus beneficiários de políticas públicas que, por conta de estigmas e desigualdades sociais, parecem inacessíveis ou de difícil acesso a esse público – prioritariamente, serviços nas áreas de saúde, assistência social, educação e justiça.

A unidade conquistense do Corra pro Abraço é fruto do processo de expansão e interiorização do programa no estado da Bahia. Iniciado em Salvador, onde já tem 11 anos de atuação, o Corra também está presente em Feira de Santana e se prepara para inaugurar novas unidades em outros quatro municípios: Lauro de Freitas, Juazeiro, Porto Seguro e Barreiras.

O Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), e tem como entidades gestoras a Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA e a Cipó – Comunicação Interativa.

Foto: Nana Aquino

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 746