Por Katia Maia/ Agência Voz
O prazo para a entrega da Declaração Anual do Microempreendedor Individual, (DASN-MEI) já começou. Se você é MEI, tem até o dia 31 de maio para regularizar a obrigação junto à Receita Federal. É importante ficar atento, porque quem perder o prazo pode pagar multa.
A declaração é simples e feita totalmente online. Nela, o MEI informa o faturamento bruto do ano anterior, ou seja, quanto ganhou com as atividades do seu negócio em 2024. Além disso, é preciso informar se houve contratação de funcionários.
Para preencher, basta acessar o portal do Simples Nacional, procurar pela área do MEI e clicar na opção “Declaração Anual”. Tenha em mãos o total do faturamento do ano passado e, se for o caso, os dados de funcionários contratados.
Vale lembrar que mesmo quem não teve faturamento em 2024 deve fazer a declaração, informando que não houve movimentação. Deixar de declarar pode gerar multa mínima de 50 reais e trazer complicações para o seu CNPJ.
Por fim, se você tiver dúvidas ou dificuldades, é sempre bom buscar ajuda com um contador ou procurar informações no próprio site do governo.
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil