redacao@jornaldosudoeste.com

Com 10,1 milhões de passageiros transportados, setor aéreo tem melhor novembro da série histórica

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Número de passageiros em voos domésticos e internacionais foi o maior para o mês desde janeiro de 2000

Por Agência Gov | Via Anac

Nos quase 25 anos da série histórica, a movimentação total de passageiros neste mês de novembro alcançou seus melhores resultados desde janeiro de 2000. O registro está disponível no relatório de demanda e oferta da Anac, que foi atualizado com os dados do setor até novembro de 2024. 

Somando passageiros domésticos e internacionais, foram movimentados 10,1 milhões de passageiros – 8 milhões no setor doméstico e 2,1 milhões no internacional. O dado representa um crescimento de 7,5% em relação a novembro de 2023. 

A movimentação internacional também bateu recorde para o mês, sendo a melhor da série histórica para novembro. Em relação a novembro de 2023, o aumento na movimentação foi de 14%. 

O mercado doméstico, por sua vez, registrou crescimento de 6% em comparação a novembro do ano passado, resultando no segundo melhor novembro para esse mercado desde o início da série histórica, abaixo apenas dos resultados registrados em novembro de 2019. 

A demanda doméstica medida em RPK (passageiros por quilômetros transportados) cresceu 9,7% em relação a novembro de 2023, enquanto a oferta ASK (assentos por quilômetros oferecidos) aumentou 6,5%.  
 
Já a demanda internacional cresceu 14,6% e a oferta internacional, 12,8%. Ambos os dados representam recordes na série histórica para o mês de novembro. 

Movimentação de carga 

A movimentação de carga também registrou crescimento em novembro: na carga doméstica, foram 41,6 mil toneladas (praticamente estável em relação ao mesmo mês de 2023). No mercado internacional, por sua vez, o movimento foi de 79,2 mil toneladas (crescimento de 10,3%). 

Ilustração: Agência Gov | Via Anac

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 744