redacao@jornaldosudoeste.com

Com as galerias da Câmara Municipal lotadas, vereadores, prefeito e vice de Brumado são empossados

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Com as galerias e o plenário da Câmara Municipal lotado de populares, autoridades, familiares e convidados dos eleitos em 2 de outubro de 2016, aconteceu na noite do domingo, 1º de janeiro, a solenidade de posse do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), do vice-prefeito Édio Da Silva Pereira (PCdoB) e dos treze novos vereadores de Brumado.

A Sessão Solene foi iniciada pouco depois das 19hs00, presidida, conforme preceitua o Regimento Interno do Legislativo brumadense, pelo vereador eleito Leonardo Quinteiro Vasconcelos, do PDT.

Após apresentar os Diplomas expedidos pela Justiça Eleitoral e as declarações de bens, os vereadores eleitos prestaram juramento e foram oficialmente empossados – Foto: Antônio Luiz

Iniciada a Sessão Solene, o vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos convidou para secretariar os trabalhos a vereadora eleita Ilka Nádia Souza Vilasboas Abreu (PR) e, em seguida, todos os vereadores eleitos foram convidados a apresentar à Mesa declaração de bens e o diploma expedido pela Justiça Eleitoral da 90ª Zona Eleitoral. Perfilados, os vereadores fizeram o juramento e foram oficialmente empossados.

o vereador Leonardo Quinteiro vasconcelos, do PDT, foi eleito presidente da Mesa Diretora – Foto: Antônio Luiz

Após todo o protocolo, os vereadores participaram da eleição para a Mesa Diretora, que foi eleita com doze votos contra um e ficou assim constituída: Presidente: Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT); Vice-presidente: Eduardo – Dudu – Cunha Vasconcelos (PSDB); Primeira-secretária: Ilka Nádia Souza Vilasboas Abreu (PR), e Segundo-secretário: José – Santinho – da Silva Santos (PTC).

Imediatamente após foram convidados ao plenário o prefeito e o vice-prefeito eleitos, respectivamente Eduardo Lima Vasconcelos e Édio da Silva Pereira, acompanhados das esposas, juíza aposentada Mary Cunha Vasconcelos e Cléria Leite Pereira, que fizeram o juramento e foram oficialmente empossados.

Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e Édio da Silva Pereira (PCdoB) prestaram juramento e foram oficialmente empossados nos cargos de prefeito e vice-prefeito para o quadriênio 2017/2020 – Foto: Antônio Luiz

Empossados os eleitos, o presidente do Legislativo Municipal convidou autoridades para compor a Mesa e diversos vereadores e autoridades se revezaram na tribuna, todos destacando a complexidade do momento econômico e político experimentado pela Nação e a grande expectativa da população brumadense em relação aos novos gestores e legisladores.

O vice-prefeito Édio – Continha – da Silva Pereira, do PCdoB, fez um pronunciamento marcado pela emoção, destacando o longo tempo em que ocupou uma das cadeiras do parlamento brumadense e ressaltando a confiança no trabalho que passa comandado na gestão do município pelo prefeito Eduardo Vasconcelos.

Vice-prefeito Édio da Silva Pereira, do PCdoB

Pereira lembrou da missão que lhe foi confiada pelo prefeito Eduardo Vasconcelos e convocou, publicamente, os secretários municipais de Governo e da Saúde, respectivamente Cláudio Soares Feres e Joaquim de Castro Donato Júnior, para a tarefa de viabilizar a formatação do Consórcio Público de Saúde. Caberá a ele, com a efetiva participação dos secretários Cláudio Feres e Joaquim Donato Júnior a tarefa de articular a aprovação pelo Legislativo Municipal de onze municípios pactuados com Brumado, que ainda não o fizeram, do Termo de Adesão Consórcio.

Ex-prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) – Foto: Antônio Luiz

O ex-prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), em sua intervenção, deixou claro nas entrelinhas que estava entregando a Prefeitura ao sucessor, apesar das dificuldades que enfrentou em razão das crises econômica e política, muito melhor do que havia recebido. Enumerou algumas obras já projetadas e cujos recursos já estariam disponíveis. Aguiberto Lima Dias encerrou afirmando estar consciente de que sua Administração atuou de forma eficiente na gestão pública e, ao contrário do que foi registrado em diversos municípios baianos e brasileiros, foi concluída com todos as suas obrigações em dia – salários dos servidores pagos no dia 29 de dezembro, obrigações com fornecedores e prestadores de serviços quitadas – e ainda deixando recursos em caixa para que o Governo que se instalava pudesse iniciar suas atividades sem a preocupação com dívidas e com os recursos necessários para que obras e serviços não sofram descontinuidade.

O prefeito recém empossado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos, fez um discurso conciliador e convocando a Câmara Municipal para celebrar um pacto visando o enfrentamento da crise e o desenvolvimento do município. “(…) A mensagem que trago, neste momento, é no sentido de bem administrarmos nossas diferenças e, já passado o período de campanha, dizer que, agora, somos representantes de toda a população de Brumado ou, mais que isto, responsáveis pelo seu desenvolvimento”, apontou o gestor.

Prefeito Eduardo Lima Vasconcelos – Foto: Antônio Luiz

Vasconcelos concluiu fazendo uma homenagem a dois ex-vereadores do município, sua irmã Pedrina Rizério de Carvalho – que foi representada no ato pela filha Mônica Rizério Teixeira –  e o empresário Sebastião Meira Santos, usando trechos de biográficas escritas pelo biógrafo Antônio Novaes Torres.

A sessão solene foi encerrada pelo presidente da Casa, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), que numa demonstração de bom senso e respeito pelo público, considerando o avançado da hora, deixou de fazer seu pronunciamento, limitando-se a agradecer a confiança dos demais membros da Casa que lhe confiaram a missão de presidir a mesa Diretora nos próximos dois anos. Leonardo Vasconcelos destacou ainda o importante papel de sua família para que pudesse fazer os enfrentamentos necessários para viabilizar importantes intervenções e investimentos para o município e deixou claro que a Câmara Municipal de Brumado vai ser, na sua gestão, parceira do Executivo Municipal na busca de desenvolvimento para o município sem, no entanto, abrir mão de sua independência.

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745